Morre, aos 32 anos, o saltador Ian Matos, pioneiro gay no esporte

Atleta paraense teve infecção na garganta e faleceu depois de semanas na UTI

Publicado em 21/12/2021
ian matos saltador gay
Ian disputou três Jogos Pan-Americanos, dois Mundiais e duas Copas do Mundo

Primeiro homem assumidamente gay no Brasil a se classificar para uma Olimpíada, Ian Matos morreu nesta terça-feira 21, no Rio de Janeiro.

Curta o Guia Gay no Instagram

Ian estava com 32 anos e foi internado em 30 de outubro no Hospital Memorial São Bento para tratar infecção na garganta.

Dias depois, no entanto, a bactéria já havia descido para o esôfago e o pulmão e ele foi, em estado grave, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nos últimos dias, segundo o UOL, seu estado de saúde agravou-se ainda mais.

Uma vaquinha on-line foi aberta para custear viagem de suas mãe e irmã do Pará para a capital fluminense.para que pudessem acompanhar a internação do atleta. 

O valor estipulado de R$ 10 mil foi batido e chegou a R$ 17 mil.

Natural de Muaná, no interior do Pará, Ian cresceu em Belém e ali conheceu os saltos ornamentais.

Passou em Pedagogia na Universidade de Brasília (UnB) e se mudou, aos 17 anos, para a capital federal, onde se desenvolveu como atleta. Foi para o Rio em 2014.

No mesmo ano declarou-se gay e foi, em 2016, o primeiro atleta brasileiro assumidamente homossexual a se classificar para os Jogos Olimpícos, no caso, a Olimpíada do Rio.

Competindo no trampolim de três metros, Ian disputou três edições dos Jogos Pan-Americanos (2011, 2015 e 2019), dois Mundiais (2015 e 2019) e duas Copas do Mundo (2016 e 2021).

Em maio deste ano, ele foi para a Copa do Mundo no Japão disputar a entrada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas não conseguiu a marca necessária.

Em nota, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) lamentou a morte do atleta e lembrou de sua trajetória.

"Paraense de Muaná, Ian despontou na modalidade ainda bem jovem quando se destacou no Campeonato Pan-Americano Junior de 2003 e no Campeonato Mundial Junior de 2004. Com o objetivo de desenvolver seu potencial, mudou-se para Brasília. Já na capital federal, o atleta garantiu classificação para os Jogos Sul-Americanos de 2010.

"A CBDA se solidariza à família e aos amigos do atleta e agradece pela amizade, companheirismo e dedicação à modalidade", encerra a nota.

Em suas redes sociais, Ian falava muito de sua família e do quanto sentia orgulho de ser paraense e do Norte do País. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.