Dua Lipa, Madonna e Anitta criticam fala de DaBaby sobre aids e gays

'Se você não apareceu hoje com HIV, aids, coloque a lanterna do seu celular', disse cantor em show

Publicado em 30/07/2021
madonna dua lipa anitta dababy
Cantoras qualificaram falas de artista como preconceituosas e erradas

Em suas redes sociais, Madonna, Anitta e Dua Lipa se pronunciaram sobre as falas discriminatórias do rapper DaBaby sobre gays e pessoas que vivem com HIV. As duas últimas têm trabalhos com ele nas rádios.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

A rainha do pop foi direta. "Se você vai fazer comentários odiosos para a comunidade LGBTQ+ sobre HIV/Aids, conheça os seus fatos."

E continua: "Após décadas de pesquisas científicas duramente conquistadas - existem medicamentos que salvam vidas para crianças nascidas com HIV, para pessoas que contraem o HIV por meio de transfusões de sangue, agulhas sujas ou troca de fluidos corporais. Esses novos ARVs [antirretrovirais] podem manter uma pessoa com aids viva pelo resto de suas vidas!!! Aids não é transmitida ao ficar ao lado de alguém na multidão."

"Quero deixar meu celular mais leve e rezar por sua ignorância, Ninguém morre de aids em 2 ou 3 semanas. Graças a Deus."

"E seus comentários sexistas sobre mulheres cujas vaginaas precisam cheirar a água só encorajam mais discriminação contra as mulheres que lutam diariamente contra a opressão de viver sob as restrições do olhar masculino."

"Pessoas como você são a razão de ainda vivermos em um mundo dividido pelo medo. Todos os seres humanos devem ser tratados com dignidade e respeito, independentemente de raça, sexo, preferência sexual ou crenças religiosas. Amém", encerrou.

Madonna tem histórico de apoio a gays e à comunidade LGBT desde o começo da carreira. Sobre aids, a cantora foi uma das pioneiras na música a dar destaque à luta contra a doença. Em 1989, Madonna falou sobre o assunto no encarte do álbum Like a Prayer, época em que a doença dizimava a comunidade gay e em que poucos famosos tinham coragem de associar seu nome de alguma maneira à doença.

Homofobia e sorofobia em show
No domingo 25 passou a circular vídeos do rapper citando gays e soropositivos durante apresentação em Miami, Estados Unidos.

"Se você não apareceu hoje com HIV, aids ou qualquer uma dessas doenças sexualmente transmissíveis, coloque a lanterna do seu celular", disse.

"Rapazes, se vocês não estão chupando um pau no estacionamento, ponham a lanterna do seu celular."

Após a repercussão negativa na imprensa e nas redes sociais, DaBaby pediu desculpas, mas somente a pessoas soropositivas.

"Àqueles que foram afetados por Aids/HIV, vocês têm o direito de estarem decepcionados, o que eu disse foi insensível, apesar de não querer ofender ninguém. Então, peço desculpas. Mas à comunidade LGBT... Não tenho nada contra, vocês são vocês, não é da minha conta", publicou.

DaBaby tem parcerias com inúmeras cantoras com forte apelo à comunidade gay, como Anitta e Dua Lipa. Ambas condenaram a declaração feita no show.

A brasileira escreveu: "Eu vou sempre estar ao lado da minha comunidade LGBTQ+. Também enviando todo o meu respeito e apoio pelo fim da ignorância e estigma sobre HIV/AIDS. Eu condeno todo tipo de demonstração de ódio. Deixem o amor brilhar."

"Estou surpresa e horrorizada com os comentários de DaBaby", disse Dua Lipa. "Eu realmente não reconheço essa pessoa com quem trabalhei. Sei que meus fãs sabem onde está meu coração e que estou 100% com a comunidade LGBTQ. Precisamos nos unir para combater o estigma e a ignorância em torno do HIV/Aids."

O single de Dua com o rapper, Levitating, está em 3º lugar no Top 100 da Billboard.

A gravadora Warner enviou comunicado às rádios norte-americanas para que retirem de rotação as versões remix de Levitating e de Girl from Rio, de Anitta, que têm participação de DaBaby e executem apenas as versões originais das músicas.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits - 2021 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do pop, eletrônico e MPB do ano.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.