Ex-goleiro Emerson assume ser gay: 'Futebol é hostil'

Em entrevista, ele revelou o quanto lidar com o preconceito foi um desafio

Publicado em 21/08/2022
Emerson gay goleiro futebol
'É possível ser gay, ídolo e ganhar títulos. Dá para ser um jogador talentoso', conclui

O ex-goleiro Emerson assumiu ser homossexual e falou sobre preconceito que sofreu dentro de campo durante a carreira. “O ambiente do futebol é muito hostil para um gay, muito mesmo”, desabafou.

Curta o Guia Gay no Instagram

A declaração foi dada ao podcast Nos Armários dos Vestiários. Na conversa, Emerson lembrou como sua orientação sexual foi algo marcante nas fases boas e ruins da trajetória profissional, que incluiu passagens pelo Grêmio, Bahia, Flamengo e Juventude. 

Ele era titular do time gaúcho no começo da temporada de 1993, quando sofreu fratura na perna.

Emerson contou que vivia dificuldades emocionais naquele momento e acredita que a forma como se arriscou no lance tenha servido como saída do desespero que passava.

“Minha vida pessoal... A cada defesa que eu fazia, cada vez que eu me destacava mais dentro de campo, o buraco vazio aumentava. Quanto mais famoso eu ficava, mais difícil se tornava ser gay dentro desse ambiente”, disse.

O gaúcho, hoje com 50 anos e que encerrou a carreira em 2007, admitiu que esse período foi importante na sua vida.

“Eu não tinha tido contato com o mundo gay até então, com 21 anos. Então, quando eu quebrei a perna, e foi uma lesão grave, que poderia inclusive ter acabado com minha carreira, porque quebrou a tíbia e fíbula. Eu acabei saindo de cena um pouco e foi o que me deu a oportunidade de poder repensar algumas coisas e começar a equilibrar isso.”

Hoje, seguro de si, Emerson analisa ter apresentado bom trabalho mesmo com as circunstâncias adversas e, com isso, agora conseguir mostrar que um homossexual pode ser atleta. 

“É possível ser gay, ídolo e ganhar títulos. Dá para ser um jogador talentoso. Dá para ter sucesso no futebol. Eu cumpri minhas obrigações dignamente. Fui profissional e entreguei desempenho. Isso acaba me motivando para deixar um legado fora de campo também”, afirmou.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.