Bissexual? Rainer Cadete revela ter sexualidade fluida

Ator faz coro a ideias que invisibilizam a orientação sexual, mas, ao mesmo tempo, afirma que identidade é importante

Publicado em 22/08/2021
rainer cadete
'Não vejo a sexualidade como algo concreto', afirmou. Foto: jornal Extra

Dando fim a muitos rumores, Rainer Cadete revelou que sua sexualidade é fluida e que se define "fora da caixinha".

Curta o Guia Gay no Instagram

Se nas redes sociais o ator de 34 anos deixa os questionamentos sobre sua orientação sexual rolarem, ao jornal Extra, Rainer abordou o assunto e revelou ser bissexuial ainda de que forma enviesada.

Mais
>>> Com cabelos azuis, Rainer Cadete aparece pelado na web

"Eu me defino fora da caixinha", afirmou. "Não vejo a sexualidade como algo concreto que você vai colocar em um molde na parede. Ela tem este lugar de nos surpreender de várias maneiras. Acho que existem várias sexualidades e elas fluem, me sinto assim."

O ator, no entanto, foi contraditório. Ao mesmo tempo em que diz ver a importância de dar nome às coisas em prol de direitos, ele diz ter "sexualidade fluida", que não é orientação sexual, mas, sim, forma de não dizer que é bissexual.

"Nomenclaturas e siglas servem muito para conquistar espaços para estes corpos que a sociedade invisibiliza e para lutar por políticas públicas", falou.

rainer cadete 2
'Nomenclaturas e siglas servem muito para conquistar espaços', diz.

"Sexualidade fluida" é considerado quase um sinônimo para "abrossexualidade". Ambos os termos definem pessoas que ora se dizem heterossexual, em em outro momento gay. Ou lésbica e depois bissexual, por exemplo. 

Os termos são perigosos. Por um lado, podem reforçar a ideia da "cura gay" e "cura lésbica" - de que alguém pode deixar de ser homossexual (pensamento ainda presente em muitos héteros conservadores).

Por outro lado, invisibilza bissexuais, já quem esta é a palavra para quem tem atração sexual por mais de um sexo ou gênero.

A reportagem compara o ator ao personagem Visky, que ele viveu em Verdades Secretas (2015), da TV Globo, e repetirá em Verdades Secretas 2, atualmente em gravação para o Globoplay.

Na novela, o booker, gay assumido, terminou na cama da amiga Lourdeca (Dida Camero), provocando incredulidade nos telespectadores.

"Reformar" gays e lésbicas, aliás, não é nada incomum em novelas da emissora, como em A Favorita, Avenida Brasil, Sete Vidas, para citar apenas algumas.

Rainer deu a entender que a "fluidez" do personagem permanece na continuação da trama.

Sobre sua vida pessoal, o ator, que é pai de um menino de 14 anos, afirma que "a pessoa" com quem se envolver precisa comprar o pacote completo.

"A pessoa que quiser ficar comigo tem que entender que é um combo. Sou um homem, um pai, tenho essa profissão e quero ser minha melhor versão, sem pieguice alguma."

Ele ainda comenta esperar que a geração de seu filho seja mais aberta e livre de ideias monolíticas.

"Quando eu era adolescente, se falava que a minha geração ia libertar todo mundo e as pessoas seriam mais tranquilas em relação à sexualidade, não iam se importar tanto com o que o outro faz. E olha o que a gente está vivendo agora. Espero que a geração do Pietro seja mais livre em relação a esses estigmas."

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.