Autor de um dos maiores hinos gays, Steve Bronski morre aos 61

Músico integrou o Bronski Beat, banda de synth pop de sucesso nos anos 1980

Publicado em 11/12/2021
Steve Bronski, autor do hino gay Smalltown Boy, morre aos 61 anos
Bronski fez ativismo e arte juntos em época em que era pouco usual artistas fora do armário

Morreu aos 61 anos o cantor, compositor e tecladista Steve Bronski. Ele foi um dos fundadores da banda de synth pop Bronski Beat, em 1983.

Curta o Guia Gay no Instagram

Todos os três integrantes do grupo - os outros eram Jimmy Sommerville e Larry Steinbachek - eram gays assumidos em uma época em que a maioria dos artistas não abordava o assunto publicamente.

Bronski, cujo nome de batismo era Steven William Forrest, foi coautor de um dos maiores hinos gays de todos os tempos, Smalltown Boy.

Lançada em 1984, a canção foi número 3 na parada britânica e fala de um adolescente gay reprimido pela família que sai de casa para buscar aceitação em Londres.

Inúmeras séries, filmes, propagandas e outras mídias usaram a música nas últimas décadas.

O primeiro álbum do grupo, Age of Consent (1984), faz referência, no título, à diferença nas idades oficialmente legais para sexo gay e hétero. A capa listava as idades de consentimento em vários países ao redor do mundo.

"Na época, éramos apenas três gays que começaram uma banda - não nos sentíamos parte de nenhum movimento em particular", disse Bronski ao The Guardian em 2018.

"Claro, muitos anos depois iria transparecer que havia mais artistas gays do que o público foi levado a acreditar."

Em 1985, Jimmy Sommerville, o cantor do grupo, formou outra banda, The Communards, antes de seguir carreira solo.

A banda continuou com outros vocalistas até meados dos anos 1990.

Steven passou a fazer remixes e a trabalhar em novas roupagens para hits do grupo e morou bastante tempo na Ásia, nas últimas décadas.

Não foi informada a causa da morte.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.