Aguinaldo Silva lembra pioneirismo gay e alfineta geração atual

Novelista foi um dos responsáveis por marco na visibilidade homossexual: o jornal Lampião da Esquina

Publicado em 22/07/2021
aguinaldo silva lampião da esquina
'Os gays de agora não sabem o que os da minha geração tiveram que enfrentar', disse novelista

O escritor e jornalista Aguinaldo Silva lembrou de seu pioneirismo na luta pelos direitos de homossexuais.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Em seu perfil no Twitter, Aguinaldo alfinetou: "Os gays de agora não sabem o que os da minha geração tiveram que enfrentar para que hoje eles possam falar livremente dos seus namoros, noivados, casamentos e filhos sem que ninguém ouse alçar sequer uma sobrancelha: Levamos muitas pedradas. Nessa luta fomos os pioneiros."

Aguinaldo foi um dos fundadores da primeira publicação LGBT de circulação nacional, o Lampião da Esquina.

O jornal, idealizado por 11 homens gays do Rio de Janeiro e de São Paulo, era editado por Aguinaldo e foi um marco não só na imprensa brasileira como na luta por direitos de LGBT e na promoção de visibilidade deste segmento.

O Lampião circulou entre 1978 e 1981. Nesta época, Aguinaldo já assinava séries e minisséries na TV Globo. Pouco depois, ele escreveu sua primeira novela, Partido Alto (1984) e se dedicou a este gênero na mesma emissora até O Sétimo Guardião (2018).

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits - 2021 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do pop, eletrônico e MPB do ano.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.