Música de Madonna sobre morte por aids é tema do Enem

Canção, do álbum 'Erotica', é uma das mais tristes já lançada pela cantora

Publicado em 04/11/2019
Música de Madonna sobre morte de amigo gay por aids é tema do Enem 2019
Música fala da pessoa que mais inspirou a artista e a primeira a compreendê-la

Uma das músicas com letra mais dolorida na extensa carreira de Madonna foi tema do Enem 2019.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

In This Life nunca foi single, mas os fãs a conhecem muito bem. A canção integra o álbum Erotica (1992) e fala sobre a morte por aids.

Sites a respeito da cantora apontam que a música trata de duas pessoas queridas que a rainha do pop perdeu para a doença.

Uma delas é o cantor Martin Burgoyne, com quem Madonna dividiu apartamento em seus primeiros anos de chegada a Nova York, na década de 1980. Ele tinha 23 anos ao morrer, em 1986.

O outro é seu professor de dança, Christopher Flynn. Ele faleceu aos 59 anos em 1990 e já foi descrito por ela como a primeira pessoa a compreendê-la na vida e sua maior inspiração.

No Enem, foi destacada a estrofe inicial da canção: "Sitting on a park bench / Thinking about a friend of mine / He was only twenty-three / Gone before he had his time / It came without a warning / Didn't want his friends to see him cry / He knew the day was dawning / And I didn't have a chance to say goodbye". 

Este trecho diz: "Sentada no banco do parque / Pensando em um amigo meu / Ele tinha só 23 anos / E se foi antes do momento certo / Isso veio sem avisar / Ele não queria seus amigos vendo-o chorar / Ele sabia que o dia estava amanhecendo / E eu não tive a chance de dar adeus".

A questão, de interpretação da língua inglesa, pedia que o aluno indicasse do que se trava o sofrimento. A resposta correta era a letra "a" - morte precoce de um amigo jovem.

Enem 2019 usa letra de Madonna sobre morte de amigo gay por aids

Madonna, desde o começo de sua carreira, já era uma das celebridades que mais falava sobre a doença, mesmo na época em que muitos se afastavam de soropositivos e o vírus não tinha tratamento.

Seu álbum anterior a Erotica, Like a Prayer (1989), abordava a doença no encarte, tratando a respeito de sexo seguro e dos perigos de contrair a infecção.

Em 2018, o Enem causou polêmica entre intolerantes e conservadores ao abordar o pajubá, dialeto criado por gays e travestis. 

Ouça In This Life:


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.