Morre escritora Monica Roberts, pioneira pelos direitos trans

Ativista estava com 58 anos e inspirou muitas pessoas trans nos EUA

Publicado em 09/10/2020
Morre a ativista e escritora trans Monica Roberts
Monica ganhou diversas honrarias em vida, como prêmio da Glaad em 2016

Morreu na segunda-feira 5 a escritora e ativista norte-americana Monica Roberts.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Transexual, Monica tinha 58 anos e foi fundadora e editora do blog TransGriot.

"Por favor, mantenham a alma de Monica, amigos e família em suas orações para que todos encontrem conforto e paz neste momento de separação. Nós amamos você, Monica. Voe alto, anjo", publicou a Black Trans Advocacy Coalition, no Facebook, na quinta-feira 8.

Em sua página no Instagram, a atriz Laverne Cox, lamentou a morte da escritora.

"O jornalismo, o ativismo de Monica e sua descoberta da história negra trans têm sido recursos essenciais em nossa comunidade e para mim pessoalmente. Foi por meio de seu blog que aprendi os nomes Tracey 'Africa' Norman e Anita Wilson pela primeira vez. Aprender esses nomes icônicos no panteão da história trans negra mudou para mim o que eu pensava ser possível", escreveu.

Monica iniciou processo de transição de gênero entre 1993 e 1994 e fundou o TransGriot há 15 anos. A ativista e escritora recebeu diversos prêmios, dentre eles um de reconhecimento especial pelo blog em 2016 pelo Glaad Awards, honraria da Associação contra a Difamação de Gays e Lésbicas (Glaad, na sigla em inglês), uma das maiores entidades LGBT dos Estados Unidos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.