Mariah Carey: 30 curiosidades e momentos nos 30 anos de carreira

Cantora coleciona 'shades', recordes, sucessos e romances durante sua trajetória

Publicado em 15/05/2020
Mariah Carey: 30 curiosidades sobre a diva gay em 30 anos de carreira
Diva pop influenciou inúmeras cantoras e tem nos gays sua principal base de fãs

Algumas cantoras começam de mansinho, outras já chegam enfiando o pé na porta. Foi assim com Mariah Carey.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Em 15 de maio de 1990 - há exatos 30 anos - Mariah lançava seu primeiro single, Vision of Love, que em menos de três meses depois estaria no topo da Billboard.

Com muitos altos e alguns baixos, inúmeros recordes, milhões de fãs e de dólares, um tanto de desafetos e uma porção de maridos depois, a cantora chega à marca de três décadas de carreira.

 

via GIPHY

Não é pouco nessa indústria que fabrica celebridades e pseudo-artistas com mais rapidez que os "shades" de Mariah.

Confira 30 curiosidades e momentos sobre e com Mimi:

1. Mariah não tem idade. Há reportagens e biografias que informam que ela nasceu em 1969 e outras, em 1970. Certo apenas é que ela veio ao mundo em 27 de março.

2. Ela frequentava tão pouco a escola que seu apelido no ensino médio era Mirage ("miragem").

 

via GIPHY

3. Ela demorou tanto para fazer uma tour (a primeira foi só em 1993) que muitos achavam que era porque seus agudos só eram conseguidos no estúdio.

4. Aliás, por causa de seu alcance vocal de cinco oitavas, Mariah entrou para o livro de recordes Guinness referida como "Pássaro Supremo".

5. Ao lado de Drake, ela é a artista que estreou mais vezes direto no topo da Billboard - três vezes (com Fantasy, One Sweet Day e Honey).

 

via GIPHY

6. Em dezembro de 2019, Mariah ultrapassou Cher com o maior tempo entre dois números 1: 29 anos, 4 meses e 2 semanas: esta é a distância que separa Vision of Love (1990) de All I Want for Christmas Is You (2019) no topo da Billboard.

7. E por causa da natalina "All I Want...", que virou o ano de 2019 para 2020 em primeiro lugar, Mariah é a única artista que liderou a parada norte-americana em todas as últimas quatro décadas - 1990, 2000, 2010 e 2020. 

8. A Billboard Brasil teve só uma década de existência no País (2009-2019) e neste tempo o recorde de maior número de semanas no topo foi de uma canção de Mariah: 27 semanas seguidas com I Want to Know what Love Is.

9. Em 2008, a turnê para promover o álbum E=MC² foi cancelada por causa de um aborto espontâneo da artista.

10. Mariah é tão fascinada por Marilyn Monroe que comprou um piano branco que pertenceu à atriz na infância e deu nome à filha de Monroe (o irmão gêmeo da menina chama-se Moroccan).

Filhos de Mariah Carey

11. Em 1995, Madonna disse que preferia se matar a cantar músicas como as de Mariah. A cantora respondeu bem afiada semanas depois: "Na verdade, não presto atenção em Madonna desde que eu estava na sétima ou oitava série quando ela costumava ser popular, então, não a ouvi mais".

12. Se Madonna e Nicki Minaj se adoram, o mesmo não se pode dizer entre Mariah e Nicki. Durou apenas uma temporada a participação de Mimi como jurada do American Idol. Em 2012, as duas brigavam nos bastidores e ao vivo, em frente aos concorrentes. Após deixar o programa, Mariah disse: "Honestamente, eu odiei. Era como o inferno...Como ir todos os dias trabalhar no inferno com Satanás".

via GIPHY

13. Mas nenhum shade de Mariah em outras divas supera ao de Jennifer Lopez. No começo dos anos 2000, a um canal de TV, a cantora foi questionada a respeito de várias divas. Quando perguntada sobre J. Lo, ela respondeu: "I don't know her" (Eu não a conheço).

Em 2016, ao programa de Andy Cohen, Mariah reafirmou que continuava não conhecendo a outra artista. Ela explicou que a resposta era porque ambas nunca conversaram e não que ela não soubesse da existência da outra. Mas a frase viralizou, parou em memes e camisetas e repercute até hoje.

 

via GIPHY

14. Outro desafeto alimentado pela imprensa foi entre ela e Whitney, que nunca foi lá muito simpática nas declarações sobre Mariah nos anos 1990. Ambas eram comparadas por causa do mesmo estilo de música. Mas elas enterraram qualquer rusga quando gravaram When You Believe, tema da animação O Príncipe do Egito, e se apresentaram juntas em várias atrações, como no Oscar (no qual levaram o prêmio) e no VMA da MTV, usando o mesmo vestido.

 

via GIPHY

15. Falando em MTV, Mariah nunca deu muita atenção aos vídeos, o que resultou em zero prêmios até hoje no VMA para ela.

via GIPHY

16. E o Grammy? A cantora tem ótima voz e altas vendas que lhe renderiam muitas estatuetas, mas não foi o que aconteceu. Mariah conquistou apenas cinco prêmios até hoje - dois pelo ano de estreia, em 1991, e três em 2006 após o estouro de The Emancipation of Mimi. Ainda assim, nunca venceu os prêmios principais - gravação, canção ou álbum do ano.

Mariah Carey no Grammy 2006

17. Em 2019, Mariah disse que só ficou com cinco homens em toda sua vida. Eles só poderiam ser, portanto, seu primeiro marido - Tommy Motolla (1993-1996), dono da Sony Music e quem a descobriu - o cantor Luis Miguel, com quem namorou entre 1998 e 2001, seu segundo marido e pai de seus filhos, o ator Nick Cannon (2008-2014), o bilionário australiano James Packer (2016), e o coreógrafo Bryan Tanaka (foto abaixo), que ela começou a sair há quatro anos.

Mariah Carey e Bryan Tanaka

18. Mariah cantou na posse de Barack Obama e no funeral de Michael Jackson - ambos em 2009.

19. Mariah nunca trouxe uma turnê ao Brasil. Ela cantou duas vezes por aqui: em 1999 no palco do Domingão do Faustão, da TV Globo, e em 2010, na Festa do Peão de Barretos (interior de São Paulo).

20. Se na parada britânica, apenas dois singles da diva chegaram ao topo, na Billboard, Mariah só tem menos singles no número 1 (19) do que Elvis Presley (20).

 

via GIPHY

21. Somadas todas as semanas no topo da parada norte-americana, Mariah é quem ficou mais tempo por lá, 82 semanas.

22. Na festa de réveillon nova-iorquina de 2016, houve falhas técnicas, o que fez com que a cantora não escutasse seu retorno e transformasse a apresentação em um desastre.

23. Falando em apresentações, como esquecer do dia em que ela mandou a backing vocal parar de cantar a parte dela na música?

24. Ou de quando ela cantou para o ex-ditador da Líbia Muammar Gaddafi, em 2008, e depois disse ter se sentido "horrível" por ter participado.

24. Já em 2019, ela bancou sua apresentação na Arábia Saudita. Criticada por cantar em uma nação onde gays podem ser condenados à morte, Mariah justificou que estava ajudando a promover a diversidade.

25. Desde 2007, ela tem sua própria fragância, M.

 

via GIPHY

26. Obsessed, em 2009, foi feita para Eminem. O rapper a citou algumas vezes em músicas e entrevistas, o que incomodou Mariah que afirma que nunca transou com ele e que apenas saíram algumas vezes. Ela não entendia o porquê da obsessão que ele tinha com ela.

via GIPHY

27. Ela já teve seu próprio reality show, Mariah's World, pelo canal E!, em 2016.

28. Apesar de ter fracassado como a protagonista de Glitter (2001), Mariah recebeu elogios por atuações coadjuvantes em filmes como Preciosa (2009).

Mariah Carey em Preciosa

29. Nomes como Kelly Clarkson, Rihanna, Justin Bieber, Celine Dion, Lady Gaga, Christina Aguilera, Pink, Sam Smith e Sandy já a citaram como influência.

30. Em 2015, Mariah ganhou sua estrela na Calçada da Fama de Hollywood.

Mariah Carey ganha estrela na Calçada da Fama em Hollywood

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.