Curso on-line aborda história da foto gay homoerótica

Pedro Stephan destaca obras de 24 artistas de várias épocas

Publicado em 27/06/2020
Pedro Stephan: fotógrafo dá curso sobre foto homoerótica gay
Foto tirada por Stephan no início dos anos 2000

Passa-se o tempo e a nudez masculina continua sendo tabu. E como artistas lidaram com este tema durante mais de um século?

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

É este o tema do Curso de Foto Gay Homoerótica, que será ministrado pelo fotógrafo Pedro Stephan em 14 e 16 de julho.

Stephan acredita que é a primeira vez que um curso como este é apresentado no Brasil.

As duas horas de curso - uma hora em cada dia - passearão pelas obras de 24 fotógrafos desde o fim do século 19 até os dias de hoje.

"O homoerotismo foi e ainda é uma atitude política de enfrentamento à uma sociedade esmagadoramente heteronormativa que ainda nos dias de hoje em muitos lugares criminaliza a homossexualidade", afirma o artista.

No curso on-line serão comentados os recursos técnicos, os estilos, a evolução e as biografias, por vezes tortuosas daqueles que corajosamente abordaram a temática homoerótica na fotografia. 

Stephan tem experiência no assunto. Formado em Jornalismo e com mestrado em Comunicação e Cultura pela ECO da Universidade Federal do Rio Janeiro e com MBA em Linguagem Fotográfica na Univesidade Cândido Mendes, no Rio, onde lecionou história da fotografia, o artista se dedica ao tema desde a década de 1990 e também é ativista pelos direitos LGBT.

"Apenas em 1968, depois de longa batalha judicial, foi liberado o nu masculino na impressão de revistas e seu envio pelo correio nos Estados Unidos", explica. "A história da foto homoerótica está estreitamente vinculada à militância LGBT: todos os fotógrafos estudados assumiam sua sexualidade de uma maneira visível e estavam de alguma maneira engajados."

Os participantes do curso devem ser maiores de 18 anos. O valor é de R$ 100. Para mais informações ou se inscrever, deve-se entrar em contato com o fotógrafo pelo e-mail [email protected].

Foto de homem nu do Barão Wilhelm Von Gloeden: arte erótica gay
Foto tirada pelo Barão Wilhelm von Gloeden no século 19

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.