Artistas LGBT assinam carta em repúdio a Regina Duarte

Secretária de Cultura do governo Bolsonaro demonstrou pouca importância a mortes durante a Ditadura Militar

Publicado em 10/05/2020
Artistas LGBT assinam carta em repúdio a Regina Duarte
Zélia, Jesuíta, Débora, Nanini e Camila: repúdio a Regina Duarte

O assunto da semana foi Regina Duarte e ele não passou em branco pela classe artística, claro.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Além das manifestações em suas próprias redes sociais, artistas divulgaram carta em repúdio às declarações e comportamento de Regina.

Mais de 500 profissionais das artes subscrevem o manifesto que afirma que a atriz, que ocupa há dois meses o cargo de secretarria especial da Cultura da Presidência da República, não os representa.

"Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura", diz parte do texto.

Inúmeros nomes LGBT assinam a carta, como os atores Marco Nanini, Camila Pitanga, Jesuíta Barbosa, Guilherme Weber, Débora Lamm e Ícaro Silva, as cantoras Marina Lima, Zélia Duncan, Assucena Assucena e Raquel Virgina, da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, o escritor Walcyr Carrasco, e o diretor do Festival Mix Brasil, André Fischer.

Dentre outros famosos que também endossam o manifesto estão Adriana Esteves, Alice Wegman, Alinne Moraes, Arnaldo Antunes, Astrid Fontenelle, Caetano Veloso, Camila Morgado, Cauã Reymond, Chico Buarque, Débora Bloch, Debora Falabella, Denise Fraga, Dinho Ouro Preto, Drica Moraes, Emicida, Fafá de Belém, Julia Lemmertz, Lenine, Malu Mader, Mariana Ximenes, Marieta Severo, Marília Gabriela, Moniza Iozzi, Patrícia Pillar, Renata Sorrah, Rita Lee, Tati Bernardi, Vania Toledo e Zezé Motta.

Em entrevista a CNN Brasil, na quinta-feira 7, Regina cantarolou música em homenagem ao regime militar (1964-1985) e minimizou tanto as mortes ocorridas durante a Ditadura quanto àquelas decorrentes da pandemia pela covid-19.

Leia íntegra do manifesto:

"Brasil, 08 de maio de 2020

Somos artistas brasileiros e fazemos parte da maioria de cidadãs e cidadãos que defende a democracia e apoia a independência das instituições para fazer valer a Constituição de 1988.

Fazemos parte da maioria que entende a gravidade do momento que estamos vivendo e pedimos respeito aos mortos e àqueles que lutam pela própria sobrevivência no país devastado pela pandemia e pela nefasta ineficiência do poder público.

Fazemos parte da maioria de brasileiros que não tolera os crimes cometidos por qualquer governo, que repudia a corrupção e a tortura e que não deseja a volta da ditadura militar.

Fazemos parte da maioria que não aceita os ataques reiterados à arte, à ciência e à imprensa, e que não admite a destruição do setor cultural ou qualquer ameaça à liberdade de expressão.

Como artistas, intelectuais e produtores culturais, formamos a maioria que repudia as palavras e as atitudes de Regina Duarte como Secretária de Cultura.

Ela não nos representa."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.