Aquarius, primeira boate gay de Brasília, é tema de espetáculo

'O Arco-íris no Concreto' resgata história do local e fala de visibilidade e luta de LGBT

Publicado em 18/09/2025
New Aquarius: história da primeira boate gay de Brasília é tema de espetáculo
Espetáculo faz sessões gratuitas em dois espaços do DF. Foto: Caio Marins

Primeira boate gay de Brasília, a New Aquarius é tema do espetáculo O Arco-íris no Concreto, que estreia no próximo dia 23.

Curta o Guia Gay no Instagram

Com texto e direção de Sérgio Maggio, a peça mescla diferentes gerações ao resgatar a história do estabelecimento.

Enquanto a transformista Mona Mone de Liz Taylor (Hugo Leonardo) se prepara para seu último show no local, a jovem Martina (Maria Leo Araruna) chega para resgatar a história de amor de seus pais, que se conheceram na discoteca.

Entre as duas personagens está Luna (Pedro Olivo), jovem drag queen que tenta se entender em meio às memórias postas em cena.

São abordadas a importância da visibilidade da comunidade LGBT e a repressão que essa população sofria durante a ditadura militar.

“Desde que cheguei em Brasília, em 2001, que as histórias da New Aquarius sussurravam aos meus ouvidos, sempre com muito afeto e saudosismo. Iniciei a pesquisa para a escrita e montagem da peça, em 2019, e fomos interrompidos pela pandemia. Agora, finalmente, chegamos ao palco não só para escavar memórias, mas, sobretudo, para discutir o significado desses espaços transgressores numa época de extrema violência institucional contra pessoas LGBTQIA+”, explicou o diretor.

Aberta como bar no subsolo do Conic em 1974 e transformada em discoteca dois anos depois, a New Aquarius foi um marco na cena arco-íris do DF reunindo artistas, intelectuais, servidores públicos e público alternativo.

A montagem foi selecionada pelo edital Sesc + Cultura e tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), dentro do projeto "Aquarius, O Arco-íris do Concreto", da drag queen LuShonda, autora do documentário Um Salto Alto – A História da Arte Transformista no Distrito Federal.

A peça tem ainda participações especiais de Jones Schneider - que assina figurinos e cenário - e Wryel Lima. LuShonda atua como hostess.

O Arco-iris no Concreto faz sessões gratuitas em 23 e 24 de setembro no Complexo Cultural Samambaia e de 26 de setembro a 5 de outubro no Sesc Sílvio Barbato, no Setor Comercial Sul.

Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui e aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.