Vaticano condena barrigas de aluguel

Prática comum dentre casais gays que querem ser pais é citada em texto católico

Publicado em 09/04/2024
Barriga de aluguel é condenada pelo Vaticano
Para Vaticano, barriga de aluguel vai contra a dignidade do ser humano

O Vaticano condenou, em documento divulgado na segunda-feira 8, a prática de barriga de aluguel.

Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram

No texto com quase 20 páginas chamado "Dignitas Infinita" (Uma dignidade infinita), e aprovado pelo Papa Francisco, é dito que gestação por barriga de aluguel entra "em total contradição com a dignidade fundamental de cada ser humano".

A prática - junto à inseminação artificial - é comum dentre casais gays que querem ter filhos biológicos.

No Brasil, o termo correto é barriga solidária, já que "alugar" a barriga é contra a lei no País. Pode-se, apenas, "emprestar" o útero.

O documento também criticou o que chama de "ideologia de gênero" e diz que "qualquer intervenção de mudança de sexo corre o risco, de forma geral, de ameaçar a dignidade única que uma pessoa recebe no momento da concepção".

Ao mesmo tempo, o texto condena violência contra a população LGBT, pontua que pouco se fala sobre essa "violação dos direitos humanos" e lamenta que alguns católicos defendam leis injustas contra cidadãos arco-íris.

"Em alguns lugares, muitos são presos, torturados e até privados do bem da vida apenas por sua orientação sexual", diz trecho do documento.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.