Trans são proibidas de competir em categoria feminina do atletismo

Federação internacional emitiu comunicado e disse que decisão pode ser revista no futuro

Publicado em 24/03/2023
Mulheres trans estão proibidas de competir nas categorias femininas do atletismo
Proibição vale a partir do próximo dia 31 em qualquer evento internacional

A Federação Internacional de Atletismo, World Athletics, anunciou, na quinta-feira 23, que mulheres trans não poderão mais competir nas categorias femininas em disputas internacionais.

Curta o Guia Gay no Instagram

A norma vale a partir do próximo dia 31 e impede atletas que passaram pela puberdade masculina de competir em eventos válidos pelo ranking mundial feminino.

Presidente da entidade, Sebastian Coe afirmou que a decisão pode mudar futuramente e que decisões que envolvam necessidades e direitos conflitantes são difíceis de serem tomdas.

'Continuaremos com a visão de que devemos manter a justiça para as atletas femininas acima de todas as outras considerações", explicou. "Vamos nos guiar pela ciência no tocante à performance física e à vantagem masculina que, inevitavelmente, se desenvolverá nos próximos anos. Conforme mais evidências forem aparecendo, vamos revisar nossa posição, mas acreditamos que a integridade da categoria feminina no atletismo é fundamental."

O Conselho da World Athletics vai criar um grupo de trabalho por 12 meses para analisar a questão com profundidade. Além de um presidente independente, haverá até três membros do conselho, dois esportistas da comissão de atletas, um atleta transgênero, três representantes das federações membros e representantes do Departamento Mundial de Saúde e Ciência do Atletismo.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.