Suíça é 29º país a legalizar casamento gay. Faltam 166

Autorização veio de referendo popular. Mais de 60% dos votantes concordaram com o direito para segmento

Publicado em 26/09/2021
casamento suíça aprovação
Direita manobrou para direito ir a referendo. Validade começa em julho de 2022. Foto: Fabrice Coffrini

Em referendo, a população da Suíça fez o país se tornar, neste domingo 26, a 29º nação a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo no mundo.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Foram 64,1% dos habitantes com voto favorável à regularização dessas uniões. Pesquisas eleitorais chegaram a dar 80% para essa opção.

O Parlamento tinha aprovado a união gay em dezembro de 2020, no entanto, por brecha constitucional, coalizão de direita, liderada pelo Partido Popular da Suíça, conseguiu mais de 60 mil assinaturas e impôs que a lei só valeria após consulta direta à população.

Com isso, o país deixa de participar do grupo de um dos poucos países da Europa Ocidental que ainda não reconhecia esse direito. A norma entra em vigor em julho do 2022.

A Suíça já permitia a parceria civil entre pessoas do mesmo sexo, Entretanto, essa categoria legal de união não dava direito à cidadania e à adoção de crianças. 

A homossexualidade só foi descriminalizada no país em 1942, mas ainda nos anos 1990 havia políticas de Estado contra o segmento. 

No mundo, ainda faltam 166 nações - ou quase 85% - para dar a gays, lésbicas e bissexuais o direito de se casarem com alguém do mesmo sexo.

Reconhecem legalmente o casamento homossexual: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Costa Rica, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Irlanda, Islândia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Nova Zelândia, Portugal, Reino Unido, Suécia. Taiwan e Uruguai.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.