Senado aprova pena maior para crimes com motivação homofóbica

Orientação sexual não estava no projeto de lei. Sugestão veio de demanda do senador gay Fabiano Contarato (Rede - ES)

Publicado em 26/11/2020
senado gay homofobia lei
Proposta não define em quanto a pena será agravada. Discussão continua na Câmara dos Deputados

Foi aprovado, na quarta-feira 25, projeto de lei que prevê pena maior em casos de crimes cometidos por preconceito de orientação sexual, raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Orientação sexual não estava na proposta. A inclusão veio de pedido do senador gay Fabiano Contarato (Rede - ES). Não é citada identidade de gênero. 

Segundo o G1, a proposta não constava da pauta de votações da sessão do dia, mas o senador Paulo Paim (PT - RS), autor do texto, pediu para que fosse votada.

A justificativa de Paim foi a necessidade de o Senado "dar uma resposta" à morte de João Alberto Silveira Freitas, que morreu após ser espancado por seguranças de unidade do Carrefour em Porto Alegre, na quinta-feira 19.

As "circunstâncias agravantes" definidas no projeto de lei 787/2015 são fatores que aumentam a pena quando pessoa é condenada por crime.

Com isso, por exemplo, o assassinato cometido por ódio a lésbicas pode ter pena maior do que caso similar sem essa característica. 

Após a aprovação, agora, o projeto segue para votação na Câmara dos Deputados.

O texto não define em quanto tempo a pena poderá ser aumentada.

A Lei do Racismo (número 7.716/89), que passou a proteger LGBT desde 2019, não trata de agravantes de crimes. A norma penaliza especificamente atitudes discriminatórias. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.