Rússia fecha bares gays após declarar ativismo como extremista

Nova decisão proíbe qualquer entidade LGBT de existir

Publicado em 05/12/2023
Rússia: lugares gays são fechados
No país, já era proibido demonstrar em local público que você é da comunidade LGBT

A polícia russa invadiu vários estabelecimentos frequentados pela comunidade gay no último fim de semana após a Justiça do país decidir que o ativismo LGBT é uma "organização extremista".

Curta o Guia Gay no Instagram

Na sexta-feira 1º, segundo a BBC News, frequentadores de vários lugares foram levados a delegacias e tiveram seus passaportes fotografados.

A justificativa usada pela polícia foi de que estava procurando drogas.

"No meio da festa, a música foi interrompida e [a polícia] começou a entrar nos salões", disse uma testemunha, de acordo com a reportagem.

Fotos e vídeos de policiais em frente aos clubes viralizaram no Telegram.

Na quinta-feira 30, a Suprema Corte da Rússia declarou que o "movimento público LGBT" é uma organização extremista e decidiu proibir qualquer atividade no país.

A decisão foi tomada após ação impetrada pelo Ministério da Justiça.

Entidades LGBT sequer são legalizadas no país. 

Na Rússia, é proibido que uma pessoa homossexual deixe claro sua orientação publicamente - seja por meio de uma bandeira, camiseta, mãos dadas na rua ou quaisquer outras ações e comportamentos.

Desde o ano passado, também é vetada qualquer alusão a pessoas da comunidade LGBT em filmes, livros, programas de TV ou publicidade.

No início deste mês, um canal de televisão russo chegou a descolorir um arco-íris que aparecia num clipe de k-pop para evitar ser acusado de violar a lei da "propaganda gay".

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

Tags: russia

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.