'Querides alunes': escola do Rio adota gênero neutro

Além do uso da letra 'e' em algumas palavras, instituição abre possibilidade de utilizar dois gêneros no lugar de apenas o masculino

Publicado em 12/11/2020
linguagem não-binária franco brasileiro
Estabelecimento tem coletivo para cuidar da diversidade e oferece do Ensino Infantil ao Médio

O Colégio Liceu Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro, passará a aceitar vocabulário fora da norma culta da língua portuguesa com intenção de ser mais inclusivo.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Em comunicado, divulgado na terça-feira 10, a instituição de ensino afirma tornar público seu suporte à adoção de estratégias gramaticais de neutralização de gênero "em nossos espaços formais e informais de aprendizagem".

A escola diz que substituirá "queridos alunos" por "querides alunes", por exemplo, para incluir múltiplas identidades sob a marcação de gênero "e".

Eles consideram viáveis alternativas para essa saudação, como "queridos alunos e queridas alunas", que evitaria a "representação de todos os gêneros exclusivamente pelo masculino".

O colégio, que oferece do ensino Infantil ao Médio, ressalta que o uso não é obrigatório uma vez que a "normatividade linguística" à redação de documentos oficiais "ainda configura certa restrição a esses usos".

Segundo o comunicado, o Comitê da Diversidade e da Inclusão da instituição organizará palestras virtuais sobre o tema.

A informação é do colunista Ancelmo Gois, de O Globo.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.