Políticos querem tirar nome de ativista de praça em bairro gay

Direitistas querem mudança em local que fica em Chueca, na capital espanhola

Publicado em 11/11/2020
Políticos de direita querem mudar nome da praça Pedro Zerolo, no bairro gay do Chueca em Madri
Socialista e militante da causa LGBT, Zerolo morreu em 2015, aos 55 anos, de câncer

Figura histórica do ativismo gay espanhol, Pedro Zerolo pode perder homenagem que recebeu em Madri.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Políticos do partido de extrema-direita Vox não querem o nome do ativista em praça que fica no bairro mais gay da capital espanhola, Chueca.

Zerolo foi um dos primeiros políticos abertamente gays da Espanha. Socialista e militante da causa LGBT, ele morreu em 2015, aos 55 anos, de câncer.

Após sua morte, a Plaza Vazquez de Mella passou a se chamar Plaza Pedro Zerolo. 

Porta-voz do partido no Congresso, Iván Espinosa de los Monteros anunciou que pedirá revisão dos nomes de todas as ruas e praças que foram alterados nos últimos anos.

O político citou expressamente a praça em homenagem a Zerolo.

A legenda afirma diz que não tem "problema" em colocar o nome de Zerolo numa rua de Madrid, desde que seja na periferia, nos subúrbios ou num bairro novo, e não no centro da cidade.

Quando lhe disseram que Chueca é uma área gay, ele disse que não, que nem todos os vizinhos se identificam com isso e que desejam que a praça volte a ter o nome de antes.

Vázquez de Mella, o homenageado anterior, foi um deputado ultraconservador, antimaçom e autor de polêmicos escritos antissemitas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.