Petição pró-trans quer mudar nome de seção de absorventes íntimos

Movimento quer desassociar ideia de mulher da menstruação e vice-versa

Publicado em 01/10/2020
Petição pede para mudar produtos de higiene como absorventes por causa de transexuais
Nem toda mulher menstrua. Nem toda pessoa que mestrua é mulher, defende abaixo-assinado

Petição on-line pede que seis redes de supermercados, tais como Walmart e Tesco, além da Amazon, renomeiem suas alas de produtos femininos.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Uma das razões do abaixo-assinado é porque absorventes íntimos - principal produto encontrado nessas seções - não são sados apenas por mulheres.

"A palavra 'feminino' pressupõe que todas as pessoas que menstruam são femininas. Este não é o caso - homens trans e pessoas não-binárias também podem menstruar", diz texto da petição.

E não só! Outra ideia a ser combatida é que é preciso menstruar para ser mulher. "O uso do termo 'higiene feminina' sugere que você precisa ter menstruação para ser 'feminina', quando mulheres trans e muitas mulheres cis não têm menstruação."

O outro motivo para a mudança, segundo a empresa de produtos naturais Natrucare, que criou a petição, é que uso de termos tais como "produtos sanitários"  e "produtos de higiene feminina" sugeririam que há algo de anti-higiênico em menstruar.

Ainda de acordo com o texto, cerca de 26% da população mundial menstrua todos os meses e 48% das garotas britânicas sentem-se envergonhadas por menstruar. Nos Estados Unidos, 58% das mulheres já se sentiram constrangidas por menstruar.

Até o momento, o abaixo-assinado foi aderido por pouco mais de 11 mil pessoas.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.