'Pessoas que menstruam': J.K. Rowling é acusada de transfobia

Autora da saga Harry Potter movimentou o Twitter com seus comentários

Publicado em 07/06/2020
J.K. Rowling é acusada de ser transfóbica
'Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de maneira significativa'

Uma das autoras de maior sucesso no mundo, J.K. Rowling está dentre os assuntos mais comentados nas redes sociais neste domingo 7.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O motivo foi por causa de um comentário considerado transfóbico feito pela autora da saga Harry Potter sobre uma notícia do site Devez.

A manchete dizia: "Opinião: criando um mundo com mais igualdade pós-covid-19 mundial para pessoas que menstruam".

J.K. Rowling, ao divulgar a notícia, comentou com ironia e fazendo menção à palavra "woman" (mulher): "Pessoas que menstruam.' Tenho certeza de que costumava haver uma palavra para essas pessoas. Alguém me ajude. Wumben? Wimpund? Woomud?"

 

Muitos usuários no Twitter criticaram a escritora, mas inúmeros outros a apoiaram.

A escritora então se explicou em três mensagens na sua conta na rede social dizendo que sempre respeitou pessoas transexuais e marcharia com elas.

Como mulher cisgênero, J.K. Rowling pontua que viveu a vida toda como mulher e que dizer que há pessoas que não tiveram isso toda a vida não é discriminação, e, sim, um fato.

"Se o sexo não é real, não há atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não é real, a realidade vivida das mulheres em todo o mundo é apagada. Conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de maneira significativa. Não é ódio falar a verdade."

A uma seguidor, ela respondeu: "Passei boa parte dos últimos três anos lendo livros, blogs e artigos científicos de pessoas trans, médicos e especialistas em gênero. Eu sei exatamente qual é a distinção. Nunca assuma que porque alguém pensa de maneira diferente não tem conhecimento."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.