Pesquisa mostra quais os emojis e hashtags mais usados por LGBT

Levantamento comparou postagens feitas no primeiro semestre de 2018 e de 2019

Publicado em 21/06/2019
Pesquisa mostra quais emojis mais usados por LGBT nas redes sociais
Sentimento de comemoração foi trocado por tendência combativa, diz pesquisa

Sobre o que a comunidade LGBT mais comenta nas redes sociais? Levantamento realizado pela consultoria Kantar dá uma ideia desse cenário.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

A empresa comparou dois períodos: de janeiro a junho de 2018 e os mesmos meses em 2019. No ano passado, as palavras mais usadas em torno do orgulho LGBT, além da hashtag #OrgulhoLGBT, foram gay, falar, preconceito, racismo, machismo, sofrem.

Já em 2019, a consultoria diz que houve bastante influência da discussão da criminalização da homofobia no Supremo Tribunal Federal (STF). As palavras mais escritas foram racismo, crime, criminalização, STF e a hashtag #CriminalizaSTF.

Os emojis mais usados também sofreram uma transição entre os dois anos: o arco-íris continua constante em 2018 e 2019, mas o coração vermelho dá lugar ao punho fechado, símbolo de protesto.

Em uma análise de sentimento sobre as postagens indica que em 2018 o conteúdo delas era mais comemorativo, enquanto em 2019, a tendência era muito mais direcionada para o combativo.

Dois importantes perfis no Twitter que catalizaram muitas das discussões sociais são o do jornalista William De Lucca do site Quebrando o Tabu.

Enquanto em 2018 houve a publicação de 866 mil posts, 2019 presenciou mais de 1,7 milhão de posts com temas relacionados ao Orgulho LGBT – um crescimento de 96%.

No ano passado, o pico foi em 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia. Já este ano, houve novo pico em fevereiro, por causa do início das discussões no STF.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.