Paraguai: senadora homofóbica não faz quarentena e perde mandato

María Eugenia Bajac foi a encontro religioso, contraiu a covid-19 e infectou outras pessoas

Publicado em 22/04/2020
María Eugenia Bajac: senadora anti-gay do Paraguai perde mandato por violar quarentena e passar covid-19 para outros políticos
Ex-pastora, política é conhecida por suas ações contra gays e o aborto no país vizinho

Uma senadora homofóbica perdeu o mandato no Paraguai por ter violado a quarentena pela covid-19.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

María Eugenia Bajac é ex-pastora e conhecida por suas posições contra a homossexualidade e o aborto.

Em votação por teleconferência, os senadores decidiram - com 40 votos a favor e 4 contra - cassar o mandato de María Eugenia.

De acordo com a agência Reuters, "Bajac pediu permissão e diárias para uma viagem oficial à Guatemala, mas, em vez disso, viajou para o Peru para um encontro religioso, onde se presume que tenha sido infectada".

À reportagem, a senadora Esperanza Martínez relatou: "Ela ignorou as instruções do Ministério da Saúde para estender seu período de isolamento até a confirmação do caso, participou de uma reunião do Senado e colocou todo o Senado em uma situação de quarentena, com indicações de que infectou duas pessoas".

Ao todo, 50 funcionários do Senado e jornalistas que tiveram contato com a homofóbica precisaram entrar em quarentena. Há relatos de que vários testaram positivo para o novo coronavírus.

Dois integrantes da Câmara dos Deputados, suspeitos de violar a quarentena, são investigados e também podem perder o mandato.

María Eugenia pediu desculpas aos senadores e disse que o fato de ter se contaminado contra sua vontade não é motivo para cassação. Ela recorrerá à Justiça.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.