Parada de NY é criticada por expulsar policiais LGBT do evento

Decisão gerou instabilidade na organização. Houve ameaça de renúncia na presidência e surgiu boicote à marcha

Publicado em 25/05/2021
policais parada de nova york police new york city
Associação de policiais LGBT lamentaram decisão

Antes do mês do orgulho, o mês da confusão. A entidade Heritage of Pride (HOP), organizadora da parada do orgulho LGBT de Nova York, decidiu que não permitirá a participação de policiais no desfile. A deliberação provocou muitas críticas, ameaça de renúncia da presidência e boicote ao evento. 

Curta do Guia Gay no Instagram 

Ao contrário do que ocorre no Brasil, em que é proibido a força policial participar de atos políticos com uniforme, nos EUA, de forma geral, essas corporações fazem questão de liberar seus integrantes LGBT para integrar a marcha do orgulho. 

A exclusão ativista em Nova York, decidida dia 15, teve como base acusação de violência cometida pela força policial.

"A polícia de Nova York e em todo o país não é perfeita. Há ainda muitos casos de violência dessas instituições contra pessoas racialmente diversas e LGBT", justificou a entidade em comunicado. A decisão vale até 2025. 

Quanto à força que dá segurança ao evento, regras governamentais proíbem que sejam dispensadas.

De pronto, a Gay Officers Action League (GOAL), entidade que reúne LGBT policiais, afirmou estar muito triste pelo veto e dispôs-se a conversar com a parada

Em reunião no dia 20, membros da HOP decidiram derrubar a exclusão. A diretoria não aceitou e cancelou a liberação. 

O choque levou integrante da presidência colegiada a dizer que renunciaria ao cargo, mas até agora nada foi divulgado oficialmente. 

Artigo publicado no domingo 23 no jornal The Washington Post criticou o banimento sob alegação de que a medida tira o direito de LGBT policiais celebrarem o orgulho. 

Nas redes sociais, surgiu movimento de boicote à marcha, que será feita este ano sem público, mas que conta com pessoas para compor os blocos que desfilam. O evento será televisionado. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.