Papa pede legalização de união civil gay, não do casamento

Declaração foi dada a documentário que estreou no Festival de Cinema de Roma nesta quarta 21

Publicado em 21/10/2020
Papa Francisco fala a favor de união civil gay
Seria um passo importante ou forma de igualdade de direitos?, questiona ativista sobre fala do papa

O papa Francisco se pronunciou a favor da legalização da união civil entre homossexuais. Trata-se de algo histórico: nunca o líder máximo da Igreja Católica Apostólica Romana deu tal apoio. 

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

No documentário Francesco, que estreou nesta quarta-feira 21, no Festival de Cinema de Roma, na Itália, o religioso aparece defendendo pela primeira vez esse direito.

"Os homossexuais têm o direito de fazer parte da família. Eles são filhos de Deus e têm direito a uma família. Ninguém deve ser expulso ou miserável por causa disso", disse o papa.

"O que temos que criar é uma lei de união civil. Dessa forma, eles estarão legalmente cobertos. Eu defendo isso."

O documentário, dirigido por Evgeny Afineevsky, discorre sobre a relação entre a Igreja Católica e membros da comunidade LGBT.

Francisco já deu algumas declarações de apoio à comunidade LGBT nos últimos anos, no entanto, ele é contra o casamento homossexual.

Algumas das diferenças entre o casamento e a união civil são, por exemplo, de que o primeiro permite mudar o nome e estado civil nos documentos. 

Diretora-executiva da DignityUSA, entidade norte-americana de católicos em prol de direitos LGBT, Marianne Duddy-Burke viu com ressalvas a fala do papa no filme.

"É um passo à frente ou é uma forma de evitar que se conquiste o casamento? Porque já tivemos experiências de falsos apoios da Igreja a esse respeito. Vamos aguardar", declarou ao The Washington Post.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.