Países da União Europeia serão obrigados a aceitar casamento gay

Determinação foi aprovada pelo parlamento geral do grupo

Publicado em 28/09/2021
casamento homossexual europa
Dos 27 membros da União Europeia, 13 ainda não legalizaram a união homossexual. Foto: Depositphotos

O Parlamento Europeu aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção por esses pares.

Curta o Guia Gay no Instagram

Por 387 votos a favor, 161 contra e 123 abstenções, ficou determinado que todas as nações da União Europeia devem legislar para assegurar e proteger esses direitos. Trata-se do maior objetivo do movimento LGBT da região. 

O texto aprovado em 14 de setembro aponta que deve-se proteger pessoas LGBT de discriminação e incitação de ódio. 

Há constataçaõ de que "também se tem produzido retrocessos, como a retórica hostil de políticos eleitos e ondas de violência homofóbica e transfóbica".

O documento também invoca ação por parte do Parlamento contra países, tais como Romênia, Hungria e Polônia, que violam direitos fundamentais.

Dos 27 membros da União Europeia, 13 ainda não legalizaram a união homossexual: Bulgária, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, Lituânia, República Checa e Romênia.

Enquanto, em alguns dos países há ao menos contratos de parceria civil para gays e lésbicas - como República Checa e Eslovênia - outros têm políticos em altos cargos assumidamente homofóbicos, como Polônia e Hungria.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.