Orgulho em janeiro! Brasil terá 3 paradas LGBT neste fim de semana

Pais é o segundo do globo com mais marchas arco-íris em números absolutos

Publicado em 13/01/2023
parada custodia gay orgulho lgbt
Parada de Candeias vai ser realizada neste mês porque em outubro não foi possível levá-la para a rua

Junho é pequeno demais para o gigantesco orgulho LGBT no Brasil. Neste fim de semana, três eventos abrem o calendário de paradas arco-íris no País, o segundo do mundo com mais marchas do gênero. 

Curta o Guia Gay no Instagram

A primeira de todo território nacional em 2023 será a caminhada de Custódia, município do semi-árido pernambucano e a 337 km do Recife. As ruas da cidade ficarão coloridas no sábado 14.

O secretário do coletivo que organiza o evento, Lucival Almeida, explicou o motivo da escolha do primeiro mês de 2023 para fazer a marcha, que completa 13 anos.

"Sempre foi em janeiro para aproveitar o movimento de mais pessoas na cidade. São férias. Custódia fica cheia. Então aproveitamos. E gostamos de ser a primeira parada de Pernambuco."

No domingo 15, será a vez das marchas de Candeias (BA) e Barra do Piraí (RJ), que recebe a 12ª Parada da Diversidade do Sul Fluminense. 

Líder da manifestação baiana, Jivanildo Fagundes, mais conhecido como Gatinho, explicou que essa edição não foi planejada inicialmente para o início do ano. 

"Estamos fazendo agora porque não foi possível realizar a parada em outubro de 2022."

Aos poucos, as cerca de 270 marchas brasileiras têm divulgado as datas para este ano. A parada de São Paulo realizará sua 27ª edição no domingo 11 de junho.

Veja as datas em nosso calendário, o único que mostra as datas das paradas do orgulho LGBT no Brasil


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.