Mais de 100 personalidades assinam criação do Dia da Afirmação Gay

Data é celebrada pela primeira vez este ano. Escolha pelo 28 de fevereiro é homenagem a GGB

Publicado em 28/02/2022
dia da afirmacao gay luiz mott petrick garcia andre almada toni reis
Petrick Garcia, André Almada, Marcelo Cosme, Toni Reis e Luiz Mott apoiam a iniciativa

Mais de 100 nomes homossexuais corroboraram a criação do Dia da Afirmação Gay, instituído a partir de 2022, para ser celebrado sempre em 28 de fevereiro.

Curta o Guia Gay no Instagram

A data faz dupla homenagem: este é o dia em que foi criado o Grupo Gay da Bahia (GGB), em 1980, entidade LGBT mais antiga em atividade no Brasil, e o nome remete ao Somos: Grupo de Afirmação Homossexual, a primeira ONG gay e LGBT do Brasil, que funcionou entre 1978 e 1983.

Assinaram o manifesto o antropólogo Luiz Mott, criador do GGB, o educador Toni Reis - ativista LGBT mais influente do País -, Fábio de Jesus, presidente da Rede Gay Brasil, e o vice-presidente da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Renato Viterbo.

Do jornalismo, vieram apoio do apresentador da Globonews Marcelo Cosme, do colunista do Ig Gabriel Perline e de Luiz Prisco e Caio Barbieri, do portal Metrópoles, dentre outros.

O empresário André Almada, o teatrólogo Alexandre Ribondi, o escritor Roberto Muniz Dias, o produtor de conteúdo adulto Petrick Garcia, o consultor Ricardo Sales e o pastor Marcio Retamero são alguns dos outros apoiadores (a lista completa pode ser acessada aqui).

A nova data tem por objetivo celebrar a luta pioneira e solidária de gays, fortalecer os vínculos dentro dessa comunidade, enfrentar e superar divergências e preconceitos internos, elevar a autoestima e consciência política de homossexuais masculinos e destacar a importância de políticas públicas para o segmento.

"Fundamental termos esse espaço para, por exemplo, valorizarmos tudo que fizemos e fazemos no ativismo e não só, mas também nas artes, na economia, na política, no jornalismo, nas ciências", celebrou Mott. 

"E o recado é muito poderoso: afirmar-se significa estar fortalecido para ser quem se é, sem medo do ódio, da incompreensão e da ignorância", completa.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.