LGBT se dividem entre apoio a Israel ou à causa palestina

País judeu celebra parada gay, mas desrespeita território árabe

Publicado em 08/10/2023
israel palestine
Conflito entre a Palestina e Israel é o mais grave desde 1973

Assim como a sociedade brasileira, a comunidade LGBT também está dividida em relação ao conflito entre Israel e o Hamas, defensor da causa palestina.

Curta o Guia Gay no Instagram

Desde o sábado 7, inúmeras postagens feitas por LGBT abordam o assunto e se posicionam em prol de um dos lados.

O tema não é novo, claro, mas tornou-se a principal pauta no mundo após o movimento Hamas realizar, no sábado, o pior ataque a Israel nos últimos 50 anos.

Imagens de israelenses sendo sequestrados e mortos nas ruas viralizaliram na web. Horas depois, o país judeu comandado por Benjamin Netanyahu iniciou contra-ataque.

Dentre os que defendem o lado israelense, é lembrado o apoio do país à democracia e aos direitos LGBT. Israel é a única nação do Oriente Médio que realiza uma parada LGBT, a de Tel Aviv, que se tornou uma das marchas mais famosas do mundo.

E lembram que, ao contrário, muçulmanos costumam ser intolerantes à cidadania LGBT e também das mulheres. Nações e regiões que levam a Lei da Sharia ao pé da letra condenam gays à morte - em geral, por enforcamento, mas pode ser também por apedrejamento.

Gays e lésbicas que apoiam Israel no conflito com a Palestina

Gays e lésbicas que apoiam Israel no conflito com a Palestina

Gays e lésbicas que apoiam Israel no conflito com a Palestina

Gays e lésbicas que apoiam Israel no conflito com a Palestina

Já dentre quem se posiciona do lado palestino, é apontado que o Estado de Israel desrespeita a divisão de territórios realizada décadas atrás e que ocupa ano após ano a Faixa de Gaza, área palestina, com assentamentos judaicos.

Fala-se em "pink washing" (que Israel usa pautas progressistas, como a LGBT, para encobrir autoritarismo) e também das sucessivas mortes de palestinos pelas mãos de soldados israelenses que acontecem durante todo o ano e que essas vidas não despertam a mesma comiseração que as de seus rivais quando atacados.

LGBT falam de apoio a Palestina

Palestina e Israel: conflito divide LGBT

Israel e Palestina

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.