LGBT de 65% dos países europeus sofrem grande falta de direitos

Análise é feita com base em cerca de 60 direitos e políticas públicas em seis áreas

Publicado em 30/05/2020
ilga europe rainbow europe
Região abriga países muito avançados na questão e outros em que LGBT que não possuem direitos

Sim, é o continente do mundo em que o arco-iris LGBT mais reluz, entretanto há brilhos maiores ao lado de cores pálidas. A conclusão é feita em números pelo maior levantamento a esse respeito sobre os 49 países da Europa. 

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Estudo recém-divulgado e com foco no segmento, o Rainbow Europe mostra que apenas 17 nações do continente conseguem pontuação igual ou superior a 50 dentre os 100 possíveis.

Esse cenário mostra que em 65% das nacionalidades mais faltam direitos e políticas públicas pró-diversidade do que garantias. Itália, Grécia e Suíça estão nesse grupo.

O topo do estudo como país com mais direitos para LGBT foi dado a Malta, que teve 81,9 pontos. A segunda posição ficou com a Bélgica (73,24 pontos).

Na sequência, vêm Luxemburgo (72,95 pontos), Dinamarca (67,86 pontos), Noruega (67,77 pontos) e Espanha (66,82 pontos). 

No extremo oposto, estão Azerbaijão em último lugar (2,33 pontos). Daí para cima estão imediatamente Turquia (3,83), Armênia (7,49 pontos) e Rússia (10,20 pontos). 

O estudo é feito com base em cerca de 60 direitos e políticas públicas em seis áreas: Igualdade e Não-discriminação, Família, Crimes e Discurso de ódio, Reconhecimento de Identidade de Gênero e Integridade do Corpo, Espaço da Sociedade Civil e Asilo. 

A íntegra do Rainbow Europe, feito pela representação da área da Ilga, maior associação de direitos humanos LGBT do mundo, pode ser visto na íntegra aqui (em inglês). 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.