ELEIÇÕES
Informações para que você e toda comunidade LGBT votem de forma consciente

Kyara Zaruty é trans e candidata a deputada distrital

Dentre suas propostas estão atendimento em saúde para mulheres, LGBTI, negros e pessoas com HIV

Publicado em 23/09/2018
Kyara Zaruty: mulher transexual, candidata a deputada distrital pelo DF no Avante
'Vou apoiar o movimento social LGBTI da capital', diz

Natural de Bauru, no interior de São Paulo, Kyara Zaruty mora em Samambaia e é candidata a deputada distrital no DF pelo Avante.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Mulher transexual, Kyara afirma ter sido a primeira trans a mudar o nome e o gênero em primeira instância no Distrito Federal.

Aos 30 anos, a candidata trabalhou com ações culturais pelo País como artista circense por 12 anos.

Kyara é ativista LGBT e tem histórico na luta em causa sociais, em especial, a de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Guia Gay Brasília entrevistou a candidata a respeito de suas propostas.

O Brasil é um dos países mais avançados do mundo em relação à proteção e legislação pró-LGBT, mas ainda há desafios para a cidadania arco-íris. Quais suas propostas para que Minas avance nessa questão?
Quero trabalhar para assegurar o atendimento integral à saúde de toda a população, com ênfase na saúde integral das mulheres, da população LGBTI, da população negra, das pessoas com deficiência e das pessoas vivendo com HIV e aids.

Vou apoiar a implementação do Plano Estadual de Políticas Públicas para Promoção e Defesa dos Direitos de LGBTI de Brasília e fiscalizar para que todas as ações do plano sejam executadas pelo Executivo. Trabalhar para que as políticas públicas para LGBTI na capital do Brasil tenham orçamento adequado para sua execução.

Propor leis mais rígidas que proíbam a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Exigir providências sempre que houver casos de discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero. Apoiar o movimento social LGBTI da capital.

Quais são seus projetos para a população mineira em geral?
Abrir o campo da área de assistência social da capital, visando lutar pelas pessoas em situação de vulnerabilidade.

Garantir a implementação de programas por uma educação inclusiva, não-discriminatória e com perspectiva de gênero, raça, etnia, orientação sexual e identidade de gênero.

Trabalhar pelo respeito à diversidade religiosa e ao Estado laico. Fortalecer a fiscalização para uma capital com mais saúde, educação, transporte público, saneamento básico, cultura e lazer para toda a sociedade, englobando a população LGBTI.

Votar em você é ajudar a eleger pessoas do seu partido e da sua coligação. Quais são esses partidos? Qual o compromisso deles com a cidadania LGBT?
A candidata não respondeu a esta pergunta.

Essa entrevista faz parte de série do Guia Gay Brasília com candidaturas de LGBT. O objetivo é dar visibilidade as suas propostas, partidos e coligações de forma a colaborar com a decisão do segmento arco-íris e simpatizantes na hora do voto.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.