Jorge Lafond é homenageado pelo Google

Morto há 20 anos, ator é celebrado em dia em que completaria 71 anos

Publicado em 29/03/2023
Jorge Lafond é homenageado pelo Google
Personagem mais famosa de Lafond, Vera Verão fez sucesso por uma década no SBT

No dia em que completaria 71 anos, Jorge Lafond recebeu homenagem do Google.

Curta o Guia Gay no Instagram

O ator é o destaque no Brasil, nesta quarta-feira 29, no doodle, desenho que o buscador de páginas troca todos os dias para celebrar pessoas ou acontecimentos marcantes.

Nascido em Nilópolis (RJ), Lafond formou-se em teatro e em educação física e se destacou nos humorísticos Viva o Gordo (1981) e Os Trapalhões (1990/1991) e na novela Sassaricando (1987), todos da TV Globo.

Mas a fama nacional veio mesmo com a personagem Vera Verão, que ele interpretou por 10 anos (entre 1992 e 2002) em A Praça É Nossa, do SBT.

Gay assumido, teve grande destaque no carnaval e participou de inúmeros desfiles de escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro - é lembrado, principalmente, por suas performances na Beija-Flor e na Imperatriz Leopoldinense, na Avenida Marquês de Sapucaí.

Jorge Lafond é homenageado pelo Google

Lafond morreu de infarto, aos 50 anos, em janeiro de 2003, após duas semanas internado em São Paulo com problemas cardíacos e renais.

Em novembro do ano anterior, ele teria sido convidado a se retirar do palco do Domingo Legal, comandado por Gugu Liberato, no SBT, supostamente a pedido do Padre Marcelo Rossi. A situação o teria abalado muito e teria sido estopim para uma internação uma semana depois. O religioso nega o episódio.

Em seus últimos anos de vida, o ator teve sérias e públicas desavenças com o ativista e antropólogo Luiz Mott, decano do movimento LGBT no Brasil e fundador do Grupo Gay da Bahia. Lafond era contrário à luta pelo direito ao casamento homossexual, ao carinho em público entre gays e às paradas LGBT. 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.