Inédito: IBGE divulgará número de LGB no Brasil

Iniciativa é acompanhada de negativa do órgão de incluir orientação sexual e identidade de gênero no censo

Publicado em 25/03/2022
ibge gay lésbica pesquisa
IBGE afirma que censo não tem metodologia adequada para mensurar LGBT

Pela primeira vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) divulgará dados sobre a orientação sexual da população brasileira.

Curta o Guia Gay no Instagram

A informação virá da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) feita em 2019. Os dados serão divulgados em 25 de maio.

A publicização dos dados é forma de o IBGE atender pedido do Ministério Público Federal de incluir orientação sexual e identidade de gênero no Censo 2022. 

O instituto de pesquisas afirma que a maior pesquisa sobre população no País não é instrumento correto para contabilizar o segmento LGBT.

No censo, apenas uma pesssoa por domicílio fala por todas que vivem no lugar. Assim, pode haver casos de o respondente não saber ou se recusar a falar a orientação sexual e identidade de gênero dos indivíduos. 

"A metodologia de captação das informações do Censo permite que um morador possa responder por ele e pelos demais residentes do domicílio. Pelo caráter sensível e privado da informação, as perguntas sobre a orientação sexual de um determinado morador só podem ser respondidas por ele mesmo", disse o IBGE.

O instituto não citou a população trans em comunicado divulgado na quinta-feira 24. O MPF afirmou que a Defensoria Pública da União (DPU) solicitou duas vezes a contagem da população trans no próximo Censo e que o pedido foi negado em duas instâncias.

Os dados da PNS foram coletados em 2019 em parceria com o Ministério da Saúde. Dentre os novos temas inclusos no questionário está a orientação sexual dos entrevistados com 18 anos ou mais.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.