Histórico! Congresso Nacional recebe cores arco-íris LGBT

Iniciativa foi idealizada pelo Brasilia Orgulho, que organiza a parada da capital federal

Publicado em 29/06/2020
congresso nacional lgbt orgulho brasília
Luzes e dizeres celebraram o orgulho LGBT no Congresso. Fotos: Bruno Cavalcanti

Momento histórico coroou o Dia Mundial do Orgulho LGBT no Brasil neste domingo 28. Pela primeira vez, o Congresso Nacional recebeu as cores da bandeira arco-íris.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Por cerca de trinta minutos depois de 20h, imagens nos tons do arco-íris foram projetadas no edifício junto aos termos "democracia", "diversidade", "casa do povo" e "direitos LGBT".

A iniciativa foi do jornalista e ativista Welton Trindade, diretor da Rede Guiya - que publica este site - e um dos organizadores do Brasília Orgulho, coletivo que realiza a Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, e de Igor Albuquerque, proprietário do bar Birosca e da produtora Balada em Tempos de Crise, na capital federal.

A ação teve articulação do assessor parlamentar Eliseu Neto e de Fabiano Contarato (Rede-ES), único senador assumidamente gay do Brasil, que encaminhou o pedido oficial às presidências das duas casas.

brasilia orgulho lgbt congresso nacional

A ideia veio como substituição à marcha, que anualmente sai de frente do Congresso Nacional, mas que, por conta da pandemia, teve de ser suspensa. 

Horas antes, o presidente do Congresso Nacional, David Alcolumbre (DEM-AP), congratulou o ativismo LGBT e anunciou a ação. 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, também lembrou o Dia do Orgulho LGBT. 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes postou foto da ação e falou da forma da comunidade LGBT.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.