Gritos anti-gays em estádio poderão fazer clube perder 3 pontos

Tribunal esportivo ainda determinou que times façam campanhas contra discriminação a gays

Publicado em 22/08/2019
homofobia futebol
Árbitros e assistentes foram mencionados no documento e deverão agir contra o preconceito

O cerco se aperta cada vez mais contra a homofobia no futebol no Brasil. 

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou, na segunda-feira 19, que gritos homofóbicos vindos da torcida em estádios renderão ao clube a perda de três pontos.

O texto enviado aos times, segundo o UOL, tem tom de aviso. Árbitros e assistentes foram mencionados no documento e deverão agir contra o preconceito.

"Que a partir desta data [19] os árbitros, auxiliares e delegados das partidas relatem na súmula e/ou documentos oficiais dos jogos a ocorrência de manifestações preconceituosas e de injúria em decorrência de opção sexual (sic) por torcedores ou partícipes das competições" diz trecho do texto assinado pelo procurador-geral do STJD Felipe Bevilácqua.

Clubes que reincidirem na ação homofóbica podem ter pena dobrada. "É o futebol se adequando aos novos tempos e a situações que não se admitem mais. As análises serão caso a caso, passarão por avaliação de julgadores, mas a tendência é que [homofobia] seja combatida da mesma maneira que o racismo", disse Bevilácqua.

De acordo com a reportagem, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em junho, de aplicar a legislação contra o racismo a casos de homofobia e transfobia pesou na decisão. Outro fator foi um documento da Federação Internacional de Futebol (Fifa), emitido em julho, pedindo que seus filiados combatam a discriminação.

O texto do STJD pede aos clubes que providências sejam tomadas "o mais rápido possível" e sugere, por exemplo, campanhas dentre torcedores e atletas.

A prática homofóbica teria começado no México, anos atrás, e se alastrado por países da América Latina. Quando o goleiro do time rival toca na bola para repô-la ao jogo, torcedores homofóbicos gritam "bicha".


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.