Federação de ciclismo veta trans e acaba com categoria masculina

Órgão esportivo permite que trans femininas compitam, mas não junto a mulheres cisgêneros

Publicado em 27/05/2023
Transexuais não poderão disputar ciclismo em categoria feminina
Legenda

A Federação Britânica de Ciclismo reformulou suas normas e passou a vetar mulheres trans de competir na categoria feminina, além de ter acabado com a categoria masculina.

Curta o Guia Gay no Instagram

Apenas pessoas cujo sexo foi atribuído como feminino em seu nascimento poderão competir na categoria feminina. Isso inclui todas as mulheres cisgênero e homens trans que não receberam terapia hormonal.

A categoria masculina foi extinta e em seu lugar foi criada a categoria aberta. Nela poderão competir pessoas cujo sexo foi atribuído em seu nascimento como masculino. Ali estarão homens cisgênero, mulheres trans, pessoas não-binárias, homens trans que receberam terapia hormonal e até mulheres cisgênero - caso prefiram competir nesta categoria. 

A nova política, segundo a NBC News, é resultado de um processo de revisão de nove meses, que levou em conta, dentre outros fatores, entrevistas com ciclistas e um estudo científico liderado pelo médico Nigel Jones, da federação.

A pesquisa mostrou uma clara vantagem de desempenho para indivíduos que passam pela puberdade como homens, e que não pode ser totalmente mitigada pela supressão de testosterona.

As mudanças seguem padrão parecido da Federação Internacional de Natação adotado ano passado. As novas regras do ciclismo britânico devem ser implementadas até o fim do ano.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.