Exclusivo: homo e bi elegeriam Lula no primeiro turno, diz Datafolha

Apenas 1 de cada 10 LGB votam em Bolsonaro. Segundo turno tem petista com 82% no segmento

Publicado em 16/07/2021
lula gay lgbt presidente eleições 2022
Lula posa com bandeira arco-íris em conferência LGBT feita em seu governo, em 2008

Lula seria eleito presidente do Brasil por larga margem de votos e já no primeiro turno se as eleições fossem hoje e se dependesse apenas do eleitorado homo e bissexual. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Dentre LGB, o petista ficaria com 64% ou 63% dos votos em dois cenários testados. Dentre héteros, o percentual é de apenas 43% em ambos, diferença de 21 e 20 pontos percentuais respectivamente.

Mais
>>> Rejeição a Bolsonaro é maior dentre LGB do que dentre negros e mulheres
>>> LGB é grupo que mais diz haver corrupção no governo Bolsonaro

Essa é a constatação do instituto de pesquisa Datafolha em sua mais recente pesquisa de intenção de voto para 2022 e com cruzamento de dados fornecido com exclusividade ao Guia Gay

Na primeira simulação o candidato tucano é o atual governador de São Paulo, João Doria. 

pesquisa datafolha homossexual bissexual

A segunda tem como alteração apenas a troca de Doria pelo governador gaúcho Eduardo Leite, que, dias antes da pesquisa, assumiu-se gay.

Mais
>>> 18% de quem prefere o PT não é heterossexual, diz Datafolha

O fato não demonstrou força dentro do eleitorado homo e bissexual. Leite tem pontuação menor do que Doria no segmento (4% contra 5% respectivamente).

pesquisa datafolha homossexuais bissexuais 2022 eleições

É comum em ambos os cenários a baixa preferência por Jair Bolsonaro, que fica com apenas 1 de cada 10 no eleitorado arco-íris. Algo muito longe do que é visto no eleitorado heterossexual, do qual 1 a cada 4 preferem o atual presidente. 

Houve também simulações de segundo turno. Na situação em que Lula disputa com Bolsonaro, o petista beira a totalidade de intenção de votos dentre LGB: 82% contra 13%. Outros 4% anulariam, votariam em branco ou disseram não querer nenhum, e 1% não sabe. 

Os números se modificam substancialmente na comparação com o eleitorado heterossexual, embora Lula ainda ganhasse: 54% para o ex-presidente, 34% para Bolsonaro, 11% em branco, nulo ou nenhum, e 1% não sabe.

A pesquisa foi realizada de forma presencial em 7 e 8 de julho com 2.074 pessoas em 146 municípios. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos. 

No quesito orientação sexual, o levantamento encontrou que 4% dos respondentes são homossexuais, 4% bissexuais, 82% heterossexuais, 5% outros e 4% não responderam. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.