Equador: seção eleitoral por gênero vira problema pra trans

Erros das autoridades e proibição de mudança de sexo levam a essa situação

Publicado em 16/09/2020
equador transexuais travestis eleições
Muitas pessoas trans preferem não trocar de documento, com isso votam em lugares para gênero oposto

Enquanto o Brasil possui legislação que respeita a identidade de gênero tanto de quem vota quanto de quem se candidata, no Equador ainda há obstáculos. E visíveis!

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

É regra no país homens e mulheres votarem em seções eleitorais diferentes. Ativistas, entretanto, denunciam não ser incomum pessoas trans serem obrigadas a ficar em fila do gênero que não são o seu.

A origem desse problema está na Lei Orgânica de Gestão da Identidade e Dados Civis, que autoriza a adequação de gênero, mas impede a troca do sexo registrado no nascimento.

Essa solução, muito criticada pelo ativismo, faz com que pessoas trans tenham carteira de identidade específica.

Pessoas cisgêneros possuem a categoria sexo no documento. Travestis e transexuais, se quiserem algo oficial para mostrar essa condição, recebem carteira de identidade com outro item no lugar: gênero.

A primeira consequência desse regra ficou evidenciada na lista divulgada recentemente Conselho Nacional Eleitoral para indicar as seções de votação em fevereiro de 2021, quando o país vai escolher, inclusive, o presidente da República.

A entidade ativista Plataforma Nacional Revolución Trans denunciou há poucos dias que muitas pessoas trans foram enquadradas nas seções pelo sexo e não pelo gênero, o que pode ter sido provocado por erro de leitura dos registros por parte do conselho eleitoral.   

A diretora da Associação Silueta X, que integra a plataforma, Diane Rodriguez, falou à nossa reportagem que, com esse problema, homens trans terão de votar com mulheres e mulheres trans com homens.

"Não podemos aceitar isso. Nas eleições de 2017 e 2019 não tivemos esse desrespeito."

Ativistas fazem chamado aberto para que trans que estejam com esse problema relatem o caso à plataforma. A lista será entregue às autoridades eleitorais. 

Há outro senão. Muitas pessoas trans se recusam a fazer o documento tanto pelo fato de o Estado não mudar o sexo quanto por o documento deixar claro que quem o possui é não é cisgênero.

Essa situação obriga essas pessoas a, necessariamente, pegar fila do gênero oposto para votar. A solução para esse ponto não está próximo e precisa de nova lei, afirma Diane.

A lei também é criticada por exigir que a pessoa trans leve duas testemunhas ao fazer o pedido do novo documento que atestem que quem deseja mudar de gênero na carteira de identidade vive por pelo menos dois anos como mulher ou homem.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.