Entidades LGBT na Argentina e na Espanha são atacadas

Em ambos lugares, ativistas relataram que episódios parecidos são recorrentes. Houve até tentativa de incêndio

Publicado em 01/04/2021
cha comunidad homosexual argentina
Local no bairro de La Boca, em Buenos Aires, já foi pichado com frases homofóbicas

Separadas por milhares de quilômetros, mas objetos do mesmo crime com diferenças de poucas horas. Duas sedes de entidades LGBT, uma na Argentina e outra na Espanha, sofreram ataques no domingo 28 e na segunda 29.

Curta o Guia Gay no Instagram

Em Buenos Aires, houve tentativa de colocar fogo na sede da entidade Comunidade Homossexual Argertina (CHA), a mais antiga do país e uma das mais longevas da América Latina.

De acordo com comunicado da entidade, não houve danos graves na casa localizada no bairro de La Boca porque logo foi chamado serviço de emergência.  Pelos relatos, os responsáveis pelo atentado foram dois homens. 

Não se trata de algo inédito esse tipo de episódio, publicou a CHA. 

"Não foi o primeiro ataque contra nossa sede. Em outros momentos, a nossa porta principal foi danificada, já sofremos tentativas de roubos, houve pichações homofóbicas. Exigimos do Poder Público mais segurança."

Na Espanha, mais precisamente na cidade de Valência, o medo era o mesmo. O local de funcionamento do coletivo Lambda teve a entrada danificada na segunda 29. 

De acordo com reportagem da Radio Valencia, esse foi o segundo ataque na mesma semana. No ano passado, mensagens contra LGBT foram postas na fachada. 

Representante da coordenação geral da entidade, Fran Fernández, falou sobre o que os episódios demonstram. 

"O enaltecimento do ódio não é uma coisa do Twitter, é real e com consequências na vida das pessoas vistas como alvo."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.