Denúncia de violência contra LGBT cai 49,8% em 2019 no Disque 100

Serviço é apresentado pelo governo federal como 'pronto socorro de direitos humanos'

Publicado em 22/05/2020

O número de denúncias de violências contra LGBT caiu 49,8% em 2019 em relação ao ano anterior no Disque 100, maior serviço de atendimento em direitos humanos no Brasil.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O relatório divulgado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que gerencia o Disque 100, indicou que em 2018 houve 1.685 denúncias referentes ao segmento. Já em 2019, foram registradas 846. 

Dentre as populações específicas atendidas, a LGBT foi a que teve a segunda maior queda de demandas. A primeiro foi a chamada de igualdade racial, que despencou 63,4%.

Essas diminuições ocorreram em sentido contrário ao do total das denúncias, que teve aumento de 15% em relação a 2018. Ano passado, o serviço captou 159.063 ocorrências de violência. 

O compilado mostra que a casa é o lugar onde mais ocorrem violações de ordem física, psicológica e verbal, por exemplo. Cinquenta e seis por cento dos casos são praticados no lar da vítima. 

Os grupos populacionais mais referenciados nas demandas foram crianças e adolescentes (55% do total), idosos (30%) e pessoas com deficiência (8%).

O relatório dá mais ênfase em entender as particularidades das violações de crianças e adolescentes, aí com recortes tais como etnia, idade e região de moradia. Sobre LGBT, não há informações detalhadas. 

Em 17 de maio, o ministério lançou nas redes sociais oficiais do órgão divulgação do serviço focada em LGBT.

O Disque 100 funciona 24 horas por dia e é apresentado pelo governo federal como "pronto socorro dos direitos humanos". 

A central recebe ligações gratuitas de telefones fixos e móveis, atende pelo aplicativo Proteja Brasil e disponibiliza formulário on-line nesse link.

lgbt disque 100
Material divulgado pelo ministério foca incentivo de denúncias de violência contra LGBT

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.