Conheça 16 torcidas LGBT de futebol de todas regiões do Brasil

Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Vasco e outras agremiações possuem coletivos que lutam por respeito

Publicado em 18/09/2022
torcida gay LGBT futebol brasil flamengo corinthians
Grupos atuam para superar a discriminação contra LGBT nos estádios

Elas não querem apenas o gol. As torcidas LGBT de times de futebol no Brasil exigem estádios e sociedade em que possam dar força às suas agremiações de coração sem serem vítimas de preconceito. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Nos últimos anos, a mobilização por essa causa tem ganho muito espaço. Isso pode ser verificado tanto pelo aumento do número de coletivos com esse objetivo quanto pela criação do Canarinhos LGBTQ+, que as reúne. 

Muita coisa tem avançado. Seguem os anos em que times postam mensagens nas redes sociais a favor da inclusão de LGBT, alguns deles convidaram as torcidas LGBT para dialogar, há crescimento no número de casos de homofobia analisados pela Justiça Desportiva e até a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) hoje debate o assunto. 

E se você quer fazer o respeito entrar em campo e levantar as cores do seu time, veja abaixo 16 grupos que desejam a vitória da diversidade e una-se ao grito por igualdade.

LGBTricolor
Coletivo de torcedores do Bahia fundado em setembro de 2019. Dentre suas conquistas, está o manifesto feito durante as eleições do clube com o compromisso de diversos pontos relacionados ao respeito à população LGBT. Das dez candidaturas, nove assinaram. 

Marias de Minas
Reúne fãs do Cruzeiro, de Minas Gerais. Fundado em 2019, já contou com parcerias com o Estádio do Mineirão, América-MG, o time gay Bharbixas e Estádio do Independência.

Papão Livre
Defende as cores arco-íris do Paysandu, do Pará. Fundado em 15 de maio de 2015, surgiu como ideia do jogador Gleyson, que achava fundamental livrar o time da discriminação.

Tigrão LGBT
Impulsiona o Vila Nova, de Goiás. Recente, fundado ano passado, o grupo pretende reunir torcedores para ser referência no combate à discriminação contra LGBT no futebol do centro-oeste brasileiro.

Orgulho Rubro Negro
Grupo de torcedores do Vitória, clube baiano. Criado em dezembro de 2019, seu objetivo é participar ativamente nos espaços deliberativos do time para garantir o direito de torcer sem ser insultado, agredido e/ou expulso por conta da orientação sexual e/ou identidade de gênero.

Vasco LGBTQ+

vasco camiseta arco-íris gay


Nasceu em julho de 2020. Recentemente, foi acionado pela atual gestão do time para falar e participar do setor de história e responsabilidade social. O clube quer combater não só a discriminação contra LGBT como também o racismo e o sexismo.

Vozão Pride
O coletivo que torce pelo Ceará Sporting Club surgiu em janeiro de 2020 e não possui apoio direto do time. Seu objetivo é criar espaço confortável e acolhedor no qual todos os torcedores alvinegros possam conversar sobre futebol sem sofrerem desrespeito.

Torcida Porcoíris
O verde do Palmeiras, de São Paulo, ganha o arco-íris com esse agrupamento fundado em 2019. Tem placar favorável por ter boa relação com a diretoria do clube. Uma das conquistas do coletivo foi a colocação da bandeira da Porcoíris no Allianz Parque por dois jogos, algo inédito.

Furacão LGBT
A força do Clube Athletico Paranaense conta com esse grupo. Surgiu em 2019, quando o seu fundador foi ao estádio com o namorado e se sentiu incomodado com olhares e atitudes desconfortáveis de outros torcedores. O coletivo já conseguiu fazer com que o Athletico se posicionasse contra a homofobia.

Frasqueira LGBTQ
Formado por torcedores do ABC, do Rio Grande do Norte. Criado em 2020 depois de nota de conteúdo homofóbico lançado por torcida organizada do time e que tomou proporção nacional. 

Coral Pride
Dá força ao Santa Cruz Futebol Clube, de Pernambuco. Formado em 2020 logo após o aniversário da agremiação. Tem como base de atuação ajudar a formar outras torcidas no Estado com o mesmo propósito.

Leões com Orgulho
Coletivo de torcedores LGBT do Clube do Remo, do Pará. Criado em 2021, possui o objetivo de "busca criar diálogos, sensibilizar e lutar por vitórias, como a que cada LGBT, individualmente, teve ao se reconhecer".

Fiel LGBT
Coletivo de torcedores do Corinthians, de São Paulo. Surgiu em 2019 e possui bom relacionamento com o time. Soma mais de 6 mil seguidores no Twitter.

Fla Gay
A maior torcida de futebol do Brasil tem arco-íris. A Fla Gay foi fundada em 2016 como homenagem ao primeiro agrupamento LGBT do Flamengo, de mesmo nome, criado em 1979.

Torcida LGBTQIA Botafogo
A torcida LGBT do Botafogo, time do Rio de Janeiro, foi fundada em 2020. Possui apoio do clube e está no início de captação de integrantes.

Fora da Toca
Fundado este ano, é torcida pelo América Futebol Clube de Belo Horizonte. A ideia veio de 2018, ano em que o América se posicionou fortemente para superar a discriminação contra LGBT no esporte. Graças ao apoio do clube, o grupo foi incluso em rodas de debates sobre estratégias para vencer o preconceito nas partidas do time.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.