Claro é condenada a indenizar casal gay que foi expulso de loja

Unidade recusou-se a dar a eles tratamento fornecido a heterossexuais

Publicado em 15/08/2021
Claro é condenada a indenizar casal gay em Campinas
Juíza do caso afirmou que atitude da companhia vai contra a cidadania de homossexuais

A empresa de telefonia Claro foi condenada a indenizar casal gay em R$ 20 mil por impedi-lo de entrar em uma loja.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

As vítimas foram até unidade da empresa para falar sobre suas linhas telefônicas.

Chegando lá, os dois não puderam ser atendidos juntos por causa de procedimentos de segurança contra a covid-19.

Os homens receberam a indicação de que seriam atendidos separadamente. No entanto, viram que casais heterossexuais estavam tendo atendimento juntos na loja.

Quando questionaram o motivo da discriminação, os dois foram retirados do local por seguranças do shopping.

O site Consultor Jurídico não informa em qual centro de compras e cidade ocorreu o caso.

A  juíza Thais Migliorança Munhoz Poeta, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de Campinas (SP), considerou que os autores da ação comprovaram o atendimento discriminatório por meio de fotos dos outros casais heterossexuais, registro da reclamação feita e boletim de ocorrência.

Já a empresa não produziu qualquer prova em sentido contrário.

Poeta ressaltou que a liberdade de expressão, consciência e crença da Claro "não pode alcançar o campo da discriminação e da homofobia".

Para a magistrada, seria necessária "a salvaguarda de uma sociedade pluralista, onde reine a tolerância".

"Condutas como a praticada pelo réu inibem, e muito, um saudável desenvolvimento social, uma vez que muitos homossexuais negam e escondem sua orientação em decorrência do medo de sofrerem agressões e passarem por situações como à que o [autor] foi submetido. E, dessa forma, deixam de viver sua vida de forma plena, já que são obrigados a reprimir sua sexualidade, parte essencial de sua individualidade e sem a qual o indivíduo jamais será inteiramente feliz", destacou a juíza.

Poeta lembrou que o Supremo Tribunal Federal já definiu a equiparação da homofobia ao crime de racismo. Por isso, a empresa estaria proibida de recusar o atendimento aos clientes ou impedir o acesso ao estabelecimento com base na sua orientação sexual.

"A orientação sexual do indivíduo, patrimônio íntimo de sua personalidade e que merece a devida tutela jurídica, não pode e não será motivo para que homofóbicos disseminem seu ódio infundado de forma deliberada. Cabe ao Poder Judiciário, portanto, com base em seus princípios e valores constitucionais, acolher a vítima do preconceito e punir o ofensor, com o fito de amparar a comunidade LGBT como um todo."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.