Brasília Orgulho concede 10 prêmios de cidadania LGBT no DF

Honraria chamada Beijo Livre tem categorias tais como Personalidade, Visibilidade e Cultura

Publicado em 11/12/2020
congresso nacional gay iluminação
Alguns dos responsáveis pela iluminação arco-íris do Congresso Nacional foram lembrados

Anunciada a lista de pessoas e organizações que ganharão este ano o Prêmio Beijo Livre de Direitos Humanos LGBT, a honraria do gênero mais antiga da capital. 

 Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O coletivo Brasília Orgulho, responsável pelo festival de mesmo nome e que inclui a parada do orgulho, divulgou que serão 10 premiações em sete categorias. 

Por conta da pandemia do novo coronavírus, não haverá cerimônia de entrega. 

O nome do prêmio é homenagem ao primeiro grupo de ativismo LGBT do DF, o coletivo homossexual Beijo Livre, fundado em 1979 e um dos mais antigos do País. 

Muitos dos nomes foram lembrados por atuação durante a pandemia, que exigiu trabalho para ajuda social da comunidade LGBT. 

A seguir a lista divulgada pelo Brasília Orgulho com as justificativas. 

Categoria Personalidade: Julio Cardia.
Foi exemplar em termos de parcerias estabelecidas, projetos e efetividade sua atuação em prol de pessoas LGBT que precisaram de apoio social durante a pandemia. Sob sua liderança, o Centro LGBTS de Brasília tornou-se referência.

Categoria Visibilidade: senador Fabiano Contarato, deputado federal David Miranda e produtor Igor Albuquerque.
Por soma deles ao Brasília Orgulho foi possível realizar um fato histórico no ativismo LGBT local e nacional: em 28 de junho, o Congresso Nacional foi iluminado pela primeira vez com as cores arco-íris, símbolo do movimento.

Categoria Poder Legislativo: ativista Marcos Silva e deputado distrital Chico Vigilante.
Atuação de ambos possibilitou que, por meio de projeto de lei, a Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, a terceira mais antiga do Brasil, entrasse, a partir deste ano, no calendário oficial de eventos do Distrito Federal.

Categoria Ativismo: Judih LGBT.
Uma das entidades do DF com mais ações em prol da comunidade LGBT mostrou mais um ano seu trabalho compromissado no advocacy e na assistência social a quem sofreu impacto pela crise econômica provocada pela pandemia.

Categoria Apoio Social: Casa Rosa.
Entidade de Sobradinho que luta para tornar-se primeira instituição de acolhimento de pessoas LGBT em situação social vulnerável. Em 2020, ofereceu cursos de capacitação e cestas básicas.

Categoria Cultura: Bocadim.
Um dos mais importantes eventos de arte e cultura LGBT do DF. Mesmo com pandemia, foi realizado e continuou com seu objetivo de oferecer capacitação profissional na área.

Categoria Justiça: Psol.
Este ano o Supremo Tribunal Federal derrubou decreto legislativo que invalidava a regulamentação da lei distrital número 2.615, que pune a discriminação por orientação sexual. A ação foi proposta pelo Psol.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.