Boa notícia: assassinatos de trans caíram 24,5% no Brasil em 2019

Número vem de mapas de violência feitos pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais

Publicado em 12/01/2020
antra travestis transexuais 2019 assassinatos
Relatório atribuiu queda de casos em 2018 à mídia, mas metodologia inclui relatos não publicados na imprensa

Atualização: após nossa reportagem, a Antra retirou do ar os mapas de assassinatos. Porém os números de 2017 e 2018 estão nos relatórios ainda no ar no site da instituição. Quanto ao mapa de 2019, veja print abaixo. 

Um dos paises mais avançados do mundo em direitos de pessoas trans, o Brasil tem mais para comemorar, embora ainda haja desafios a serem vencidos. O assassinatos de pessoas trans caíram 24,5% em 2019 em relação a 2018, e 31% em relação a 2017. 

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

Os números saem dos mapas de assassinatos elaboraborados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e divulgados no site da entidade

Em 2017, foram identificadas 179 mortes. No ano seguinte, 163 (queda de 9%). Em 2019, o número caiu para 123. Portanto, são dois anos consecutivos de diminuição e com ainda aumento da redução. 

Relatórios sobre os mapas, que são divulgados a cada ano no Dia Nacional da Visibilidade Trans, não atribuem todos os casos a ódio ou intolerância. São registrados assassinatos independentemente da motivação ou autoria.

Nesse estudo divulgado em 2018, ao tratar da queda de 9% em relação ao ano anterior dos casos, foi argumentado que a diferença não poderia ser atribuída a menos violência, mas sim a menos visibilidade de assassinatos na mídia. 

Entretanto, como afirmou à nossa reportagem uma das autoras do relatório, Sayonara Nogueira, as mortes listadas não precisam ter aparecido em veículos de comunicação para entrar no mapa. São aceitos relatos de entidades ativistas e até de indivíduos. 

Perguntada em seguida sobre se tal fato não invalida o argumento de invisibilidade midiática para descaracterizar a queda de casos e como avalia a grande baixa de assassinatos em 2019, Sayonara não deu resposta. 

assassinato de travestis transexuais 2019

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.