Brasil terá teste de HIV vendido em farmácia

Action será comercializado pela Orangelife e mostrará resultado em 20 minutos

Publicado em 17/05/2017

 

Teste de HIV será vendido em farmácias no Brasil
Eficácia do teste que poderá ser encontrado em farmácias é de 99,9% 

Foi registrado esta semana, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o primeiro teste para detectar o HIV que poderá ser comprado na farmácia.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

De acordo com a Agência Brasil, o produto se chamará Action e será fabricado pela Orangelife Comércio e Indústria. 

O teste virá com um líquido reagente, uma lanceta para furar o dedo, um sachê de álcool e um tubinho para coletar o sangue. Após 20 minutos, linhas indicarão se há presença ou não do anticorpo para HIV. Se há anticorpo significa que a pessoa foi exposta ao vírus.

A eficácia do exame é de 99,9%, mas só indicará presença do HIV 30 dias após a situação de risco, ou seja, não adiantará fazer o exame um dia ou uma semana depois em que se acha que se foi contaminado pelo HIV.

Caso dê positivo, a pessoa deve procurar um serviço de saúde. Em caso negativo, é indicado que o teste seja refeito em 30 dias para ultrapassar essa janela de tempo que o organismo precisa para produzir anticorpos. 

A ideia do registro do autoteste do vírus vinha sendo estudada desde 2015. O valor e o início das vendas serão definidos pelo fabricante.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.