Guia Gay Guia Gay Brasilia

Após 16 anos, líder homofóbico deixará o poder na Hungria

Político de extrema-direita colecionou no poder ações contra LGBT

Publicado em 13/04/2026
Orbán chegou a imitar na Hungria lei homofóbica da Rússia 

Após 16 anos, o político de extrema-direita Viktor Orbán, um dos líderes europeus que mais agiu contra os direitos LGBT, deixará o poder na Hungria.

Entre no grupo de Whatsapp do Guia Gay e não perca nenhuma notícia

No domingo 11, o partido de centro-direita Tisza venceu as eleições, o que fará com que Orbán saia da cadeira de primeiro-ministro que ele ocupa desde 2010.

Com 95,63% das urnas apuradas, o Tisza, liderado por Péter Magyar, conquistou 137 dos 199 assentos do Parlamento.

Nas redes sociais, Magyar afirmou que recebeu telefonema de Orban o felicitando pela vitória.

No discurso de vitória, o político deu sinal positivo a LGBT. 

"Queremos fazer um país no qual nenhuma pessoa seja perseguida porque pensa diferente ou porque ama de de forma diferente os outros."

magyar peter lgbt gay
Péter Magyar sinalizou positivamente a LGBT

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que seu país "celebra a adesão do povo húngaro aos valores da União Europeia".

De fato, enquanto Orban era alinhado aos presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, Magyar tende a aproximar a Hungria da Ucrânia e da União Europeia.

Durante seus quatro mandatos consecutivos, Orban promoveu e assinou leis contra cidadãos LGBT.

Em 2021, a Hungria imitou a Rússia introduzindo legislação que pune a "promoção" da homossexualidade ou identidade de gênero peante menores de 18 anos.

Em março de 2025, as paradas LGBT, que costumeiramente sofriam repressão policial e ataques de extremistas, foram banidas por lei.

Magyar afirmou que a proibição das marchas foi feita pelo governo para desviar atenção das pessoas que sofrem no país. Ele prometeu que se eleito iria restituir o direito de cidadãos se reunirem.

Entretanto, ativistas de direitos humanos apontam que o partido agora vencedor se recusou a dialogar com a comunidade LGBT e duvidam se haverá mudanças significativas em relação aos direitos LGBT em seu governo.


Guiya EditoraGuia Gay Guia Gay São PauloGuia Gay Guia Gay SalvadorGuia Gay Guia Gay BHGuia Gay Guia Gay Floripa
Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.