A Cidade

Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília é a quarta maior cidade brasileira. Com população estimada pelo IBGE em 2015 de 2.914.830, a capital federal fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.

Gigantismo mesmo está no título obtido em 1987, quando a capital foi considerada pela Unesco como Patrimõnio Cultural da Humanidade. Detalhe: foi a primeira obra feita no século 20 a ter esse título. 

Apesar de jovem, a cidade tem lastro histórico: a primeira referência vem de 1823, quando José Bonifácio de Andrada e Silva fez proposta de levar o centro decisário do País ao centro do território. O nome? Brasília. 

Entretanto, foi o presidente da República Juscelino Kubitschek, que governou de 1955 a 1961, que fez algo cheio de ousadia: construir uma cidade, em lugar onde não havia um só tijolo. 

Coube ao urbanista Lúcio Costa, vencedor de uma licitação, dar forma à nova capital do Brasil: nasceu desenho em forma de avião, ou de borboleta, como o próprio diria poeticamente anos depois. 

A concepção dos prédios foi do arquiteto Oscar Niemeyer, que brindou o mundo com criações tais como o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a Catedral, por exemplo, reunidas no chamado Eixo Monumental (o corpo do avião). As casas e apartamentos recheiam as Asas Sul e Norte, que acompanham o Eixo Rodoviário (chamado de Eixão).  

A capital também possui sabores de vários locais do Brasil e do mundo, com boa oferta de restaurantes. Vários shoppings e os característicos 'comércios das entrequadras' - zonas apenas comerciais que ficam á margem das áreas residenciais - são outras opções. 

Enfim, é essa cidade - jovem, única e que tem o céu muito azul como sua praia - que vai te marcar! 

Fotos: Secretaria de Turismo do DF.



© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.