Nesta terça 16, o deputado distrital Fábio Felix (Psol) levou jato de spray de pimenta no rosto durante discussão com policial militar.
Entre no grupo de Whatsapp do Guia Gay e receba mais notícias.
O episódio ocorreu no bloco lésbico de carnaval Rebu, que ocupava o estacionamento do metrô no Setor Comercial Sul desde as 14h.
O diálogo com a força policial foi ocasionado pela prisão da ativista lésbica e produtora de eventos Dayse Hansa.
A polícia alegou que Dayse, responsável pelo evento, havia intervindo em abordagem a dois homens que trabalhavam no bloco. Por conta da atuação de um cão farejador, havia suspeita de existência de drogas nos pertences dos dois.
Imagens nas redes sociais mostram o parlamentar tentando diálogo com integrantes da PM. Após Fábio dar voz de prisão a um agente, um policial sacou o spray de pimenta e o acionou diretamento no rosto do político.
A Câmara Legislativa do DF divulgou nota em condenação ao ocorrido.
"Foi justamente na tentativa de estabelecer o diálogo entre policiais e foliões que o Deputado foi surpreendido, sem razão alguma, com spray de pimenta em seu rosto", diz o texto.
O bloco também se manifestou.
"Na ocasião, dois trabalhadores que prestavam apoio à estrutura e à logística do bloco foram abordados e detidos em circunstâncias marcadas por excessiva truculência. Diante do cenário, a organizadora aproximou-se com o propósito exclusivo de compreender os fundamentos da abordagem e assegurar que a atuação policial observasse os parâmetros legais e a integridade física dos envolvidos."
Para o coletivo, houve arbitrariedade e truculência.
"Não se pode admitir que a mera verbalização de inconformismo diante de possível excesso policial seja convertida em justificativa para detenção ou emprego de força química contra agentes culturais e representantes eleitos."
O parlamentar, que é gay assumido, afirmou que noticiará o ocorrido à cupula da força de segurança pública.