Cantor dá beijo gay no palco e Malásia cancela festival

Matty Healy fez protesto no palco no país que tem leis homofóbicas

Publicado em 23/07/2023
Matty Healy do The 1975 dá beijo gay na Malásia
Cantor já havia promovido beijo gay em outro país homofóbico antes

O governo da Malásia cancelou o restante de um festival após dois músicos darem um beijo no palco.

Curta o Guia Gay no Instagram

Na sexta-feira 21, o vocalista Matty Healy beijou o baixista Ross MacDonald, ambos da banda The 1975, em sinal de protesto contra as leis homofóbicas do país asiático.

Eles eram uma das atrações do Good Vibes Festival.

Durante o show, Healy disse: "Não vejo sentido em convidar o The 1975 para um país e depois nos dizer com quem podemos fazer sexo."

"Infelizmente, vocês não receberão um set de músicas edificantes, porque estou furioso pra ca*****. E isso não é justo com vocês, porque vocês não representam seu governo. Vocês são jovens e tenho certeza que muitos de vocês são gays e progressistas", continuou o cantor, se dirigindo ao público.

Healy afirmou que a banda pensou em cancelar a apresentação, mas resolveu subir ao palco para não decepcionar os fãs.

"Se você quer me convidar para fazer um show aqui, pode ir se f****. Vou pegar seu dinheiro, você pode me banir, mas já fiz isso antes e não me sinto bem."

Os músicos, então, se beijaram.

Matty Healy dá beijo gay em show na Malásia

O evento teria três dias de duração, mas não passou da sexta-feira.

No sábado 22, o festival comunicou que o restante do evento "foi cancelado após a polêmica conduta e comentários feitos pelo artista britânico Matty Healy, da banda The 1975".

"Essa decisão adere à diretiva de cancelamento imediato emitida às 13h20 [horário local], 22 de julho de 2023, pelo Ministério das Comunicações e Digital. O Ministério sublinhou sua postura inabalável contra quaisquer partes que desafiem, ridicularizem ou violem as leis da Malásia", acrescentou a nota.

Em comunicado, a pasta advertiu: "Nunca toque nas sensibilidades da comunidade, especialmente aquelas que são contra as tradições e valores da cultura local".

Esta não é a primeira vez que o cantor faz este tipo de protesto. Em 2019, Healy beijou um fã na boca durante um show em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, outro país que prega a homofobia.

À época, Healy, que é heterossexual, escreveu no Twitter: "Obrigado, Dubai, você foi tão incrível. Não acho que poderemos voltar devido ao meu ‘comportamento’, mas saiba que eu te amo e não teria feito nada diferente se tivesse a chance novamente."

A banda informou, em comunicado, que cancelou seus próximos shows - na Indonésia e em Taiwan. A Indonésia é país de maioria muçulmana e uma província ao norte, Aceh, proíbe a homossexualidade. Já Taiwan é o único país asiático que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A Malásia é país muçulmano e possui lei que prevê pena de até 20 anos de prisão, além de chibatadas e multa, para homossexuais.

 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.