Falha no Grindr aponta localização exata e dados do usuário

Não é a primeira vez que famoso app gay tem problema de segurança revelado

Publicado em 19/09/2018
App gay, Grindr tem falha de segurança revelada: é possível saber dados e localização da pessoa
Usuários ficam com dados sigilosos expostos por meio de violação do sistema de segurança

Aplicativo de encontros entre gays mais acessado no mundo, o Grindr teve uma falha importante relatada.

Curta o Guia Gay Brasilia no Facebook

O site Queer Europe usou um outro app, chamado F*ckr, e conseguiu fazer a trilateração - processo que por meio de três pontos descobre a localização do usuário, parecido com que fazem os sistemas de GPS.

Além de saber o ponto exato onde a pessoa está, conseguiu-se ter acesso a dados íntimos e pessoais do usuário, como o status de HIV, posição sexual e "tribo" a que pertence, mesmo se ele não tiver compartilhado essas informações.

"Depois que as vulnerabilidades de segurança foram reveladas em 2014, o Grindr desativou a função de distância em alguns países homofóbicos, como Rússia, Nigéria, Egito, Iraque e Arábia Saudita", disse o site.

"No entanto, ainda é possível localizar usuários em muitos outros países, como Argélia, Turquia, Bielorrússia, Etiópia, Catar, Abu Dhabi, Omã, Azerbaijão, China, Malásia e Indonésia."

Esses paises foram citados porque são lugares em que gays não são bem aceitos (ou são totalmente excluídos) da sociedade e até criminalizados.

Ainda assim, em qualquer parte do mundo, mesmo em países amistosos aos homossexuais, os usuários podem ser alvos de chantagem, por exemplo, de pessoas mal-intencionadas que tenham acesso a seus dados.

Falhas de segurança têm sido relatadas frequentemente no Grindr. No início deste ano, outro app, chamado C*ckblocked, também permitia o acesso a dados dos usuários do aplicativo gay.

Em seu perfil no Twitter, o site mostrou, em vídeo, como é fácil acessar os dados dos usuários:

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.